Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-04-2009

Ministro diz que MEC vai ampliar fiscalização no ProUni
TCU apontou que 0,6% dos bolsistas recebem bolsa integral e têm carros. Ministro disse que pode haver punição e restituição de recursos.
Ministro diz que MEC vai ampliar fiscalização no ProUni
Foto: G1

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (23) que o MEC vai ampliar a fiscalização sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni). A decisão foi anunciada depois que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou fraudes na avaliação dos critérios de acesso às bolsas do ProUni. Segundo o TCU, 0,6% dos estudantes cadastrados no programa recebem bolsa integral e têm automóveis e, em alguns casos, modelos de luxo.

"Eu entendo esse relatório como auxilio ao MEC para manutenção do programa. A criação de um mecanismo de fiscalização é desejo do Tribunal é do MEC. E também vamos intensificar essas ações", disse Haddad.

Segundo ele, nas próximas semanas será assinado com o Ministério da Fazenda um convênio para que a Receita Federal faça um cruzamento de dados com os CPFs dos bolsistas e seus pais para saber se eles ainda estão enquadrados nos critérios de renda para acesso às bolsas.

O ministro disse que dos mais de 1.700 alunos inscritos no ProUni e que possuem um veículo, 41% deles têm uma motocicleta de baixa cilindrada e que em 95% dos casos os carros têm mais de cinco anos de uso. O TCU encontrou apenas 39 casos os alunos eram proprietários de carros de luxo.

"Desses 39 casos, dez alunos já foram desligados das instituições", disse o ministro. Segundo ele, um dos objetivos do ProUni é que os alunos consigam melhores condições de vida. Porém, em casos em que há uma "mudança substancial das condições socioeconômicas" o MEC passará a avaliar caso a caso.

Contudo, Haddad não disse qual seria a renda máxima que impediria um bolsista de permanecer no ProUni. "Esse é um critério subjetivo e, por isso, teremos que analisar casos a caso", explicou.

Segundo ele, mesmo esses alunos que têm carros de luxo e bolsas integrais do ProUni não serão excluídos imediatamente do programa. "Vamos tratar isso como casos a serem investigados e os estudantes serão ouvidos. Até agora, o foco das fiscalizações do ministério eram as instituições, porque algumas informações dos alunos são sigilosas", comentou. É o caso das declarações de imposto de renda dos bolsistas e seus pais que só podem ser manipulada pela Receita Federal.

Segundo o ministro, se forem encontradas irregularidades nas informações prestadas pelos bolsistas e a consequente fraude para ingressar no ProUni, o Ministério Público pode até mesmo pedir o ressarcimento dos valores das mensalidades não pagas pelo aluno infrator.

Ministro diz que MEC vai ampliar fiscalização no ProUni.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir