Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-04-2009

TIM e Oi ganham participação no mercado de celular em março
As operadoras TIM e Oi foram as únicas a ganhar participação de mercado na telefonia celular em março.
TIM e Oi ganham participação no mercado de celular em março
Foto: Info Online

SíO PAULO (Reuters) - As operadoras TIM e Oi foram as únicas a ganhar participação de mercado na telefonia celular em março. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país conquistou 1,308 milhão de novos clientes de celular no mês passado, alcançando o total de 153,673 milhões de usuários. O número de adesões, no entanto, é inferior aos 1,689 milhão adicionados no mesmo mês de 2008.

Oi começa a vender celular na área da Brasil Tel e elimina marca

SíO PAULO (Reuters) - A Oi, que concluiu em janeiro a compra da Brasil Telecom, começa a vender celular pré-pago a partir de sexta-feira na região da empresa adquirida. A marca Brasil Telecom deixará de existir oficialmente em 17 de maio, mas a linha de produtos da Oi chega na região paulatinamente, até setembro, explicou a companhia nesta quinta-feira. Depois do pré-pago, virão celular pós-pago, banda larga e telefonia fixa.

Peru acompanha Brasil e opta por sistema japonês de TV digital

LIMA (Reuters) - O Peru decidiu adotar o padrão japonês para o sistema de TV digital de base terrestre, informou na quinta-feira o governo, tomando o mesmo caminho que o Brasil. Enrique Cornejo, ministro dos Transportes e Comunicações, fez o anúncio depois de reunião com o presidente peruano, Alan García, e com Shunichi Yamaguchi, enviado especial do primeiro-ministro japonês.

Yahoo vai eliminar o GeoCities

SAN FRANCISCO (Reuters) - O Yahoo vai fechar o GeoCities, serviço gratuito que hospeda páginas pessoais de consumidores. A unidade foi adquirida por mais de 4 bilhões de dólares 10 anos atrás, no auge do boom da Internet. Uma nota na página de assistência do GeoCities anunciava que o serviço não aceitaria mais novos assinantes, a partir desta quinta-feira, e que seria fechado antes do final do ano. Detalhes adicionais sobre como os usuários poderão preservar os dados hospedados no serviço serão divulgados dentro de alguns meses.

Nokia mostra ceticismo sobre retomada da demanda por celulares

HELSINQUE (Reuters) - A Nokia disse nesta quinta-feira que é muito cedo para dizer se a demanda por telefones móveis já atingiu o fundo do poço. O mercado de celulares está enfrentando um ano difícil em 2009, à medida que o declínio econômico enfraquece a procura por novos aparelhos. "Até agora é muito cedo para estimar se em nosso setor já vimos a demanda por aparelhos móveis atingir o fundo do poço, e quando possivelmente atingiremos o fundo do poço", afirmou o presidente-executivo da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, durante reunião anual de acionistas.

IBM planeja serviços em "nuvem" em 2009

BOSTON, Estados Unidos (Reuters) - A IBM planeja lançar serviços de computação em nuvem este ano, focando em empresas como Amazon, Microsoft e Google. A porta-voz da companhia, Kelly Sims, informou nesta quinta-feira que os primeiros desses serviços permitiram a programadores escreverem software que funciona com a nova tecnologia.

Resultado da Celestica supera expectativa e ações sobem

TORONTO (Reuters) - A demanda por bens de consumo como os celulares inteligentes está ajudando a Celestica, uma fabricante terceirizada de eletrônicos, a evitar abalos causados pela crise econômica, declarou o presidente-executivo da empresa nesta quinta-feira. "Em termos de potencial, isso é significativo", disse Craig Muhlhauser à Reuters, sobre o mercado de celulares inteligentes. "Temos alguns programas novos em preparação, de modo que estamos otimistas quanto à nossa capacidade de concorrer e vencer nesse mercado".

Operadora do Nepal oferecerá telefonia celular no topo do mundo

KATMANDU (Reuters) - Uma companhia de telecomunicações de Nepal planeja expandir seus serviços de telefonia celular para o topo do monte Everest, a maior montanha do mundo. Centenas de alpinistas, que escalam os 8.850 metros do Everest todo ano, dependem de caros telefones por satélite para falar com seus familiares, já que a remota região do Himalaia não possui recursos de comunicação.

Samsung pretende mais do que dobrar vendas de notebooks

SEUL (Reuters) - A sul-coreana Samsung Electronics informou nesta quinta-feira que pretende mais do que dobrar as vendas de notebooks neste ano com apoio da oferta de netbooks. A companhia afirmou em uma coletiva de imprensa que planeja vender 5 milhões de notebooks em 2009, acima dos 2 milhões de unidades comercializadas em 2008. Destes 5 milhões, a Samsung pretende vender 4 milhões de netbooks, que são mais baratos e menores do que notebooks tradicionais.

Canon deve superar projeções de analistas com lucro operacional

TÓQUIO (Reuters) - A japonesa Canon deve superar as projeções de analistas com um lucro operacional no último trimestre, e pode aumentar sua projeção de ganho anual, segundo informações do jornal Nikkei. Impulsionada por vendas intensas de câmeras reflex e por um iene mais fraco, a Canon deve registrar um lucro operacional de cerca de 30 bilhões de ienes (307 milhões de dólares) entre janeiro e março, de acordo com o Nikkei.

TIM e Oi ganham participação no mercado de celular em março.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir