Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2009

Curso de Artesanato em Fibra Natural Taboa
Aconteceu nos dias 17/04 a 19/04/09 na comunidade de Santo Amaro munic�pio de Itapemirim, um curso de aprendizado de artesanato...
Curso de Artesanato em Fibra Natural Taboa
Foto: Ita Nunes

Aconteceu nos dias 17/04 a 19/04/09 na comunidade de Santo Amaro munic�pio de Itapemirim, um curso de aprendizado de artesanato em fibra natural taboa. A finalidade do curso � diversificar o uso da taboa, em fabrica��o de bolsas, almofadas, jogos americanos, chinelo ,chap�u ,pufes, e outros. Agregando valores aos trabalhos das senhoras e senhores que s�o artes�es e pequenos agricultores.

Na regi�o existe taboa em abund�ncia, onde � feito, esteiras que � utilizadas em barco pesqueiro, criadores de cavalos para montaria ,por banhistas, como decora��o etc..., at� hoje pelas fam�lias de baixa renda; ela � vendida pelo valor de R$2.00 a R$5.00 , dependendo do tamanho e quantidade, se fazem por encomenda.

As esteiras fabricadas na regi�o s�o feitas pela senhora Maria das Neves de 75 anos de idade, que tamb�m participou do curso e � pioneira na fabrica��o h� mais de 30 anos.

O curso foi ministrado pela Professora M�nica Ferreira de Paula Fordeda Cidade de Vit�ria ES. P�s graduada em Arte Educa��o, onde presta servi�o a 3 anos para o SENAR(Servi�o Nacional de Aprendizagem Rural) formando e promovendo o homem do campo. "Estou Feliz em poder compartilhar meus conhecimentos, adquirido com a fam�lia ainda crian�a e ao longo dos anos, me aperfei�oando ou melhor moldando na arte de ensinar". Enfatizou a Professora M�nica.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:      |      Imprimir