Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-10-2008

Nayara recebe alta de hospital em Santo André
Jovem começou a prestar depoimento às 15h no próprio hospital.
Nayara recebe alta de hospital em Santo André
Foto: http://www.g1.com.br

A jovem Nayara Silva, de 15 anos, recebeu alta do Centro Hospitalar de Santo André, no ABC, às 14h30 desta quarta-feira (22), anunciou o secretário Municipal de Saúde, Homero Nepomuceno. Ela não deixará o hospital, no entanto, porque será ouvida ainda no local pela polícia e pelo promotor Antonio Nobre Folgado sobre o seqüestro dela e da amiga Eloá Cristina Pimentel, também de 15 anos.

Veja vídeos, fotos e as principais notícias do seqüestro de Eloá e Nayara

A adolescente passou por uma cirurgia na manhã desta quarta-feira (22) e, segundo os médicos, está bem e não deve ter seqüelas. De acordo com o secretário, ela foi submetida a avaliações nas áreas de psicologia, ortopedia, fonoaudiologia, nutrição, psiquiatria e clínica médica. Todos os profissionais decidiram pela alta.

O depoimento começou às 15h na área administrativa do hospital e tem previsão de durar cerca de duas horas. Nayara será acompanhada por psicólogos, que podem suspendê-lo caso julguem necessário. "O depoimento só vai até quando acharem que ela tem condições. Ela não será ultrapassada nos seus direitos", disse o secretário. Eles reforçaram, entretanto, que a jovem tem plenas condições de falar à polícia.

A diretora do hospital, Rosa Maria Aguiar, justificou a decisão de liberar o depoimento da jovem dentro do centro hospitalar. "Eu disse que ela não daria depoimento antes da alta. Agora, ela não está mais sob responsabilidade do hospital. Estamos apenas cedendo o espaço para a segurança dela", afirmou.

Além dos psicólogos, ela está acompanhada de integrantes do Conselho Tutelar, da mãe, e do advogado contratado pela família, Ângelo Carbone.
Fim da cirurgia

A primeira preocupação da garota, quando acabou a cirurgia, foi agradecer à equipe médica. "Ela tem um sentimento de agradecimento. As primeiras palavras para todos da equipe do hospital foram muito obrigada", disse o cirurgião-dentista Geraldo Prestes de Camargo Filho, que participou da cirurgia. "A gente tenta dar um apoio pessoal, brinca com ela para distraí-la", acrescentou.
Nayara foi operada no Centro Hospitalar Santo André, para onde foi levada na sexta-feira (17) após ser libertada do cativeiro onde era mantida refém por Lindemberg Alves, de 22 anos.

Na cirurgia, os médicos substituíram um aparelho de contenção provisória que havia sido colocado na boca da paciente na sexta-feira (17) por um aparelho ortodôntico que vai permitir que ela continue o tratamento em casa. "O procedimento foi feito com sedação e anestesia local. Além do aparelho, fixado nos dentes, foi adaptado um dente provisório no aparelho, para ter a função estética devolvida, no lugar do canino superior esquerdo [que foi atingido pela bala]", explicou o cirurgião-dentista.

Segundo o médico, foi feita uma limpeza detalhada da região atingida e também a remoção da sutura feita na sexta, no local por onde a bala entrou no rosto de Nayara. "Ela já está falando e se alimentando, deve voltar o mais rápido possível para suas atividades. Ela se recupera bem, está muito tranqüila. Não acredito em nenhuma complicação", disse.

O cirurgião-dentista destacou a importância do atendimento primário feito na adolescente, e afirmou que, pela natureza do ferimento e pela idade da jovem, não deve haver necessidade de cirurgia plástica. "É uma ferida bem favorável à reparação. Ela tem totais condições de tocar a vida normalmente daqui para frente", disse Camargo Filho.
Nayara recebe alta de hospital em Santo André
Jovem começou a prestar depoimento às 15h no próprio hospital.
Ela foi mantida refém junto com amiga em apartamento.


Nayara recebe alta de hospital em Santo André
Jovem começou a prestar depoimento às 15h no próprio hospital.

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse no Portal Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto: http://www.g1.com.br

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir