Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-04-2009

CULTURA DE MASSA: ALIENAÇíO PROGRAMADA
Que o princípio da dominação a partir da popularização da cultura de massa se dá, entre outros...
CULTURA DE MASSA: ALIENAÇíO PROGRAMADA

Que o princípio da dominação a partir da popularização da cultura de massa se dá, entre outros, através da televisão, não se tem dúvida, contudo, como se trata de um meio de comunicação predominante e rotulado erroneamente como democrático, o mesmo se tornou o maior formador de opinião, transformando a cada dia a realidade de várias camadas sociais. Ao passo que a televisão mostra as constantes diferenças sociais cada vez mais crescentes no Brasil, esconde da grande massa que, se, corretamente utilizada, a indústria da cultura poderia transformar esta realidade beneficiando fartamente a sociedade, no entanto o que percebemos é outra conjuntura.

Vivemos numa sociedade que, além de não primar pelo indivíduo, impõe um padrão de vida consumista. Percebemos que o Sistema dita as regras, impõe conceitos, ludibria, aliena.

Entre os mais variados exemplos de alienação cito uma vez mais a realização do já tradicional reality show da maior emissora televisiva do país que imobiliza milhões de telespectadores, que os faz gastar, que os bestializa!

Existe uma política de pão e circo adotada no Brasil que deixa a população sem cultura, sem educação. E a história se repete ao longo dos tempos. Já era assim na antiguidade. O imperador romano usava as lutas dos gladiadores para distrair o povo, fazendo com que eles esquecessem os problemas sociais, impedindo assim que se revoltasse contra o comando.

Quando os governos inserirem os atores da produção cultural, ou seja, a população (em todas as suas esferas), nas suas metas e ações, conseqüentemente a cultura poderá ser um instrumento de dominação social que beneficiará a sociedade.

Penso que o Mundo esteja à porta de um colapso mental. A natureza por si só já evidencia seu esgotamento. Catástrofes em grande escala, poluição marítima e nuclear e desmatamento desenfreado que ocasiona derretimento das calotas polares, entre outros fatores, são conseqüências da exploração sem limites.

O quadro é pessimista e alarmante e a população, habituada a esse modo de vida, absorveu essa nova cultura, esses novos costumes, perdendo conceitos e valores primordiais à existência humana.

Diante de tanta alienação programada, penso que estamos fadados ao fracasso, ao fim. Os efeitos da cultura de massa já são vistos por toda a parte, como a busca pela perfeição, desrespeito às diferenças, imposição de conceitos de beleza e de padrão de vida através de armadilhas publicitárias que aprisionam, escravizam. São revoluções tecnológicas, camuflagens, jogadas de marketing que nos afastam da condição de seres críticos e pensantes.


Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir