Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-04-2009

Lula reafirma compromisso de promover a valorização da floresta em pé
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na tarde da segunda-feira (27), durante o lançamento do Plano de Cadeias Produtivas...
Lula reafirma compromisso de promover a valorização da floresta em pé
Foto: http://portalamazonia.globo.com

MANAUS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na tarde da segunda-feira (27), durante o lançamento do Plano de Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade, em visita a Manaus, o compromisso do seu governo de continuar promovendo a efetiva valorização da floresta em pé, para que os seus moradores possam viver com dignidade, usando os recursos naturais sem precisar derrubar árvores ou realizar o desmatamento. Além de resolver o problema da titulação de terra na região até o próximo ano, Lula disse que o governo federal também vai liberar mais crédito para os "pequenos".

Lula lembrou que é preciso dar às pessoas que trabalham com o extrativismo, melhores condições de vida e disse que por ter consciência dessa necessidade o governo federal está garantindo, entre outras coisas, o preço mínimo para a borracha e a castanha do Brasil, incentivando cada vez mais a produção desses produtos.

"Hoje é um dia muito importante, porque nós começamos a mostrar que a virada para o povo da Amazônia começou de forma irrevogável. Não tem mais volta", assegurou, depois de lembrar um pouco da sua história em defesa da Amazônia, junto com "outros companheiros" como Chico Mendes, símbolo da luta contra o desmatamento na Amazônia, assassinado em dezembro de 1988.

O presidente disse, ainda, que o seu governo trabalha para implementar um novo modelo, focado no desenvolvimento sustentável da Amazônia, uma região que não pode ser vista como um santuário da humanidade, porque abriga perto de 26 milhões de pessoas que sobrevivem da pesca e dos recursos da floresta.

Lula afirmou, também, que a solução para boa parte dos problemas da Amazônia passa pela regularização fundiária, porque contando com a titulação da terra os moradores da região poderão ter acesso às linhas de crédito e desenvolver atividades regulares, amparados pela legislação.

Lula reafirma compromisso de promover a valorização da floresta em pé.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na tarde da segunda-feira (27), durante o lançamento do Plano de Cadeias Produtivas...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir