Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 29-04-2009

Obama considera que a gripe requer "o máximo de precauções"
Primeira vítima nos EUA, um bebé de 23 meses
Obama considera que a gripe requer
Foto: http://img.terra.com.br

O Presidente norte-americano Barack Obama disse hoje que a gripe mexicana é "claramente preocupante" e requer "o máximo de precauções". A doença já terá causado 159 mortes no México e esta manhã morreu também uma criança do Texas, no EUA, onde 65 casos de infecção com este vírus já foram confirmados. As autoridades do Massachusetts confirmaram entretanto dois casos de H1N1.

"A situação é grave, suficientemente grave para tomarmos o máximo de precauções", disse Obama. "Estamos a vigiar de perto todos os casos de infecções nos Estados Unidos", adiantou. Depois apelou ainda às autoridades de saúde locais para estarem vigilantes e reportarem novos casos e disse aos responsáveis das escolas para encerrarem os estabelecimentos de ensino se ali se verificar algum caso confirmado ou suspeito de gripe mexicana.

A primeira morte causada por esta doença fora do México foi a de um bebé mexicano de 23 meses, nos no Texas. No México, no entanto, já poderão ter morrido 159 pessoas devido à doença, embora falte confirmar boa parte dos casos. Até agora, só sete casos estão absolutamente confirmados através de testes laboratoriais, adiantou o Ministro da Saúde José Angel Cordova.

A Áustria foi hoje afectada pela gripe, depois de ter sido confirmado o primeiro caso no país, uma mulher que tinha viajado para a Guatemala com escala no México. O Reino Unido confirmou três novos casos e Espanha dois. No Canadá há 13 pessoas infectadas e na Nova Zelândia 3, mais 11 ainda por confirmar. Israel e Costa Risca também estão a ser afectadas pela doença, com dois casos cada. Na África do Sul há também dois casos suspeitos.

A Organização Mundial de Saúde decretou o estado de alerta de nível 4, num máximo de seis. Não recomendou restrições quanto a viagens, mas a França já pediu à União Europeia para poder suspender os voos para o México. Também o Reino Unido, a Holanda, Itália e Canadá estão a desaconselhar voos para este país, e hoje a situação foi também debatida pelos ministros dos Transportes da UE, reunidos na República Checa


Egipto manda matar todos os porcos
A doença é também designada por gripe suína, uma vez que terá tido origem nos porcos. Ontem o Egipto tomou uma decisão inédita ao mandar abater "de imediato" todos os porcos no país para evitar o aparecimento da gripe no território.

"Foi decidido abater de imediato todos os porcos no Egipto", declarou o ministro da Saúde Hatem el-Gabali após uma reunião com o Presidente Hosni Mubarak. No país, que é maioritariamente muçulmano e onde grande parte das pessoas não consome porco por motivos religiosos, existem aproximadamente 250 mil porcos. Foi ainda ordenado o aumento de produção de máscaras e a compra de Tamiflu, o medicamento que combate esta gripe.

Obama considera que a gripe requer "o máximo de precauções"
Primeira vítima nos EUA, um bebé de 23 meses



 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir