Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2009

Senador vira-casaca fortalece Obama
A maioria democrata no Senado americano se aproxima do n�mero "m�gico" de 60 assentos
Senador vira-casaca fortalece Obama
Foto: Publico.pt

WASHINGTON (AFP) � A maioria democrata no Senado americano se aproxima do n�mero "m�gico" de 60 assentos, gra�as � infidelidade partid�ria de um pol�tico republicano, o que poder� permitir que o presidente Barack Obama adote mais facilmente seu programa de reformas.

O senador pela Pensilv�nia (leste), Arlen Specter, anunciou nesta ter�a-feira que mudava para o campo democrata, fazendo com que o partido do presidente se aproximasse do n�mero de 60 cadeiras em 100, que, no Senado dos Estados Unidos, permite evitar o bloqueio da oposi��o.

"Decidi me candidatar para as elei��es de 2010 nas prim�rias do Partido Democrata", anunciou o senador em seu site de campanha.

"Desde a minha elei��o, em 1980 (...) o Partido Republicano virou largamente para a direita. No ano passado, mais de 200.000 republicanos na Pensilv�nia mudaram sua filia��o para se tornarem democratas. Vejo que minha filiosofia pol�tica tem mais afinidade com os democratas do que com os republicanos", acrescentou.

O Partido Democrata, que refor�ou a sua maioria nas elei��es de 4 de novembro, contava at� agora com 58 senadores, sendo dois independentes que votam, geralmente, com os democratas.

Mas os democratas controlam 59 assentos de um total de 100, porque uma das duas cadeiras de senador por Minnesota (norte) est� desocupada desde as elei��es de novembro.
O senador republicano Norm Coleman e o democrata Al Franken disputam o posto desde as elei��es. Os ju�zes decidiram recentemente em favor do democrata, mas o republicano apelou da decis�o, adiando a atribui��o da vaga.

No entanto, o senador Specter, considerado um moderado, n�o esperou passar para o lado democrata para votar com eles.

Em fevereiro, ele j� havia sido um dos tr�s senadores republicanos a votar em favor do plano de relan�amento da economia de 787 bilh�es de d�lares, permitindo a sua ado��o, enquanto que seus colegas denunciavam as despesas recordes assumidas pelo campo democrata.

"Dou as boas-vindas ao senador Specter e a sua voz moderada", indicou nesta ter�a-feira em um comunicado o l�der da maioria democrata no Senado, Harry Reid, que classificou o novo democrata de "excelente servidor dos cidad�os".

J� o l�der do Partido Republicano, Michael Steele, denunciou a decis�o de Specter, acrescentando que os republicanos far�o o poss�vel para combat�-lo, caso obtenha a candidatura democrata em 2010.

Specter "n�o deixou o Partido Republicano por quest�es de princ�pio. Ele deixou o partido por seu pr�prio interesse pol�tico porque sabia que iria perder uma prim�ria republicana", disse.

O presidente Obama precisar� de todo o apoio do Congresso para fazer com que seja adotado seu enorme programa de reformas que vai da sa�de � educa��o, passando pelas despesas militares. Um grande encontro parlamentar o aguarda para a discuss�o do or�amento de 2010, que prev� despesas de 3,6 trilh�es de d�lares.

Senador vira-casaca fortalece Obama.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir