Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2009

Alckmin acusa Lula de antecipar eleição
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quarta-feira, em Brasília, que o presidente Lula está em plena campanha, o que “é ruim para o Brasil, pois encurta o governo”.
Alckmin acusa Lula de antecipar eleição
Foto: UAI

BRASÍLIA - O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quarta-feira, em Brasília, que o presidente Lula está em plena campanha, o que "é ruim para o Brasil, pois encurta o governo".

De acordo com ele, somente no ano que vem os partidos deveriam tratar do assunto. Nessa lógica, completou, as prévias do PSDB, "se acontecerem", também devem ficar para 2009.

"Eu entendo que agora não é hora de cuidar de eleição. Eleição é em ano par, é precipitação o que o governo está fazendo, é ruim para o País, pois encurta o governo. O ano correto é o ano que vem", disse.

Entre os itens citados nessa suposta campanha antecipada, Alckmin falou do projeto de transposição do Rio São Francisco, que este ano teve R$ 179 mil em recursos pagos. "Entre o falar e o fazer existe um abismo", disse.

Sobre a proposta do governador Mineiro, Aécio Neves, de realizar prévias no partido para escolher o candidato tucano para enfrentar o, ou a, escolhida por Lula para sucedê-lo, Alcmin disse esperar um entendimento.

"O PSDB vai estar unido, acredito no entendimento. Mas, se tiver prévias, é um mecanismo democrático para a escolha do candidato", ponderou.

Questionado se nas conversas que teve com Aécio, o mineiro conseguiu conquistar seu voto para às prévias, deixando de apoiar o governador de São Paulo, José Serra, Alckmin apenas riu. Já sobre sua eventual candidatura ao governo paulista, o tucano também preferiu pedir tempo.

"Se [a definição para] a eleição nacional está longe, imagine a Estadual".

Por fim, o ex-governador disse acreditar que a democracia brasileira é feita de ciclos dos partidos no poder, o que, em sua avaliação, é positivo na luta para vencer o candidato de Lula à sua sucessão. "[A democracia brasileira] É quase uma cópia da dos Estados Unidos, fica o [Bill] Clinton oito ano, depois o [George W.] Bush oito. É um ciclo. Estou muito otimista".

Alckmin acusa Lula de antecipar eleição.

Fonte: Ultimo Segundo
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir