Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-04-2009

Nível de produção da indústria é o menor desde 1999 no 1º tr
Segundo CNI, indicadores de produção e emprego batem recorde negativo. Estoques ficam estáveis, mas antes estavam acima do desejado, avalia.
Nível de produção da indústria é o menor desde 1999 no 1º tr
Foto: Ilustrativa

Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta quarta-feira (29) que a queda da atividade industrial se intensificou no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três últimos meses de 2008. Enquanto isso, os indicadores de produção e de emprego atingiram novos recordes negativos, acrescentou a entidade.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, o indicador de evolução da produção caiu para 36,1 pontos, e encontra-se 16,1 pontos abaixo do registrado no primeiro trimestre de 2008 e 4,7 pontos menor do que o último trimestre do ano passado. É o menor indicador da série desde 1999, acrescentou.

A sondagem da CNI, na qual foram colhidas as respostas das empresas, foi realizada com 1329 empresas do país, sendo 740 pequenas, 386 médias e 203 grandes, entre os dias 1 e 27 de abril de 2009.
Emprego

A evolução do número de empregados da indústria, segundo a CNI, segue o movimento da produção e registra novo recorde negativo. Pelo segundo trimestre consecutivo, encontra-se abaixo da linha de 50 pontos, refletindo movimento de redução de empregados. No primeiro trimestre deste ano, somou 39,2 pontos, com queda de 13,9 pontos, contra os três primeiros meses de 2008, e de 4,8 pontos na comparação com o último trimestre do ano passado.
Desempenho

"O desempenho da indústria brasileira no primeiro trimestre de 2009 foi ainda pior do que no último trimestre de 2008. Não obstante, o pessimismo dos empresários com relação à evolução futura da economia diminuiu. Os efeitos da crise internacional se tornaram mais intensos e abrangentes. A crise, que em seu início afetou de forma mais forte as grandes empresas, já se faz sentir também entre as empresas de menor porte", informou a CNI.
Setores

Segundo a entidade, todos os 27 setores de atividade da indústria de transformação considerados, e a indústria extrativa mineral, registraram queda no emprego e apenas o setor farmacêutico apresentou estabilidade na produção, enquanto os demais registraram queda.
Demanda, inadimplência e crédito

A CNI informou que a pesquisa identificou falta de demanda pelos produtos da indústria no primeiro trimestre deste ano. De acordo com a Confederação, mais da metade das empresas ainda sofrem com a falta de demanda. Esse problema foi apontado como um dos três principais por 56,4% das pequenas empresas, por 49,7% das médias e 48,3% das grandes empresas.

Ao mesmo tempo, a inadimplência também ganhou importância, acrescentou a CNI, e o acesso ao crédito segue "difícil" para as empresas. No caso do acesso ao crédito, o indicador, em 32,4 pontos, segue no mesmo patamar do último trimestre de 2008, mas com queda de 15,2 pontos frente aos três primeiros meses do ano passado.
Estoques

De acordo com a CNI, os estoques ficaram estáveis no primeiro trimestre deste ano, mas antes estavam acima do desejado pelas empresas. Nos últimos três meses, os estoques estavam em 49,9 pontos, contra 53,5 pontos no último trimestre de 2008.

A entidade avalia que o "ajuste" de estoques foi "incompleto". Em 49,9 pontos, os estoques estão acima do patamar dos dois últimos anos (com exceção do último trimestre do ano passado) em relação ao desejado pelos industriais.

Nível de produção da indústria é o menor desde 1999 no 1º trimestre, diz CNI.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir