Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-04-2009

DE BARBIE A BOYLE
A inglesa Susan Boyle � uma mulher de 47 anos, solteira, obesa, natural de uma cidadezinha do interior, que usava seu vestido...
DE BARBIE A BOYLE

Juliano Ribeiro Almeida
28 de abril de 2009

A inglesa Susan Boyle � uma mulher de 47 anos, solteira, obesa, natural de uma cidadezinha do interior, que usava seu vestido de senhora brit�nica tradicional quando se apresentou num festival de calouros em Londres. Com um sorriso simp�tico e um jeito desengon�ado, a senhorita Boyle caminhou com desenvoltura no palco, diante de uma plateia de milhares de pessoas e c�meras. Parecia, a princ�pio, um espet�culo de com�dia, daqueles em que, por aqui, pessoas humildes do interior se apresentam no Faust�o ou no Gugu para arrancar a risada piedosa do telespectador.

Os pr�prios jurados ironizavam a idade e a apar�ncia da cantora, j� que ela destoava visivelmente do padr�o internacional de beleza. Ela n�o tinha o cabelo artificial, a magreza for�ada nem o nariz torneado que a grande maioria das cantoras de sucesso tem. Ela n�o tinha, enfim, nada adequado para aquele lugar; nem o peso, nem o rosto, nem a postura, nem o vestu�rio.

Logo no primeiro verso da can��o que ela entoou, as c�meras registraram a impressionante rea��o dos jurados e do p�blico: espanto, completa surpresa e admira��o com a maravilhosa voz que se apresentava. Ela tinha afina��o, t�cnica vocal, capacidade respirat�ria, harmonia, numa palavra, talento, o que os crit�rios antigos de avalia��o musical mais costumavam exigir.

Foi, na verdade, um grande susto. Se os produtores daquele programa de TV n�o tivessem conseguido lucrar tanto com aquela apari��o inesperada, teriam sentido vergonha de toda a parafern�lia que t�m nos camarins. Se os centros que ditam as tend�ncias da moda captassem o vigor e a beleza outra que passavam por aquela brit�nica quarentona, mandariam suas top-models parar com seus regimes escravocratas. O sucesso daquela apresenta��o foi imediato. Em todo o mundo, muito se falou de Susan Boyle; logo nas primeiras semanas, o portal Youtube reproduziu o webv�deo da cantora mais de 100 milh�es de vezes; ela foi entrevistada nos maiores programas de TV da Europa e dos Estados Unidos da Am�rica.

Susan Boyle tornou-se um �dolo. Maldito capitalismo, que aprendeu desde cedo a fazer � como escreveu Fernando Sabino � "da queda um passo de dan�a". O que foi, na verdade, uma grande contesta��o dos padr�es do mercado art�stico e, mais, um tapa bem dado no preconceito "Barbie way of life", apareceu na m�dia como mais um espet�culo que rendeu. Temo que Boyle agora emagre�a, fa�a uma pl�stica, aplique botox ou frequente mais o sal�o do que a aula de canto. Afinal, a press�o � grande.

Juliano Ribeiro Almeida, 28, � padre e reside em Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Fonte: O Autor
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir