Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-04-2009

Mau tempo frustra comemoração de Lula no 1º de maio no campo
Presidente lamentou não poder participar da extração de petróleo. Condições desfavoráveis do mar impedem ida de Lula até plataforma.
Mau tempo frustra comemoração de Lula no 1º de maio no campo
Foto: G1

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "absolutamente frustrado" por não poder participar da primeira extração de petróleo da camada pré-sal no campo de Tupi, no litoral do Rio de Janeiro, no dia 1º de maio.

A presidência preparava uma grande estratégia de logística para levar o presidente ao alto mar e transmitir ao vivo as imagens de Lula acionando o mecanismo de extração na plataforma da Petrobras.

Contudo, a festa foi frustrada pelo mau tempo, o que acarretaria riscos à segurança do presidente. Para chegar a plataforma, o presidente iria de navio, numa viagem que duraria 14 horas. Outra alternativa, também descartada pela segurança, era uma viagem de quatro horas de helicóptero até a plataforma.

"O presidente está absolutamente frustrado. Lamentou muito que por determinação da segurança, o que é normal, ele não possa ir, porque o desejo dele era ir de qualquer maneira", contou o ministro.

Lobão disse que ele e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, irão até a plataforma para fazer a extração inicial do maior campo de petróleo sob a camada pré-sal já descoberto pela Petrobras.

"O presidente não irá, eu irei e o presidente da Petrobras irá. O presidente não irá por uma questão de segurança que envolve o presidente da República. As ondas do mar estão muito elevadas e consta que a própria plataforma poderá balançar um pouco. O presidente não irá à plataforma, mas irá a solenidade no Rio de Janeiro", explicou.

A solenidade com a presença do presidente está marcada para as 17 horas da próxima sexta-feira (1º), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Mau tempo frustra comemoração de Lula no 1º de maio no campo de Tupi.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir