Categoria Educação  Noticia Atualizada em 30-04-2009

Escola vai mudar de nome para não ser confundida com a pior
Colégio São Paulo que fica na Mooca quer mudar de nome
Escola vai mudar de nome para não ser confundida com a pior
Foto: Divulgação

Fernanda Calgaro

Um colégio da Mooca, na Zona Leste de São Paulo, pretende mudar o seu nome para não ser confundido com a escola particular que teve o pior desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 no ranking da capital paulista.

O Colégio São Paulo na Mooca obteve média total (prova objetiva e redação) de 60,65, com a correção de participação, e ficou em 165º lugar, de um total de 380 escolas particulares da capital com nota no Enem. O Colégio São Paulo que fica no Tucuruvi , na Zona Norte, ficou em último lugar nesse ranking, com média de 47,17.

"Vamos mudar de nome porque isso certamente vai gerar um transtorno para nós", afirma o diretor da escola, Sergio Eduardo Guedes. Num primeiro momento, ele conta que ficou chocado ao saber do resultado da escola. "Fiquei inconformado." Ele entrou em contato com alguns estudantes para saber as suas notas no exame e foi então que descobriu que a média baixa era de outra escola homônima.

A escola está no seu quarto ano de funcionamento. "Alugamos o prédio onde antes funcionou por algumas décadas o Colégio São Paulo Apóstolo do Belém. Quando abrimos a nossa escola, tiramos o Apóstolo do Belém do nome porque era de uma instituição religiosa", diz. Agora, ele planeja incluir a palavra Belém de volta no nome fantasia da escola. "Ainda vamos decidir, mas uma possibilidade é virar Colégio São Paulo Belém."

Guedes disse que foi procurado por alguns pais preocupados com a nota da escola. "Vamos fazer um comunicado para distribuir para as famílias explicando a situação."

E se o nome coincidisse com a melhor escola do ranking? "Ainda assim iria mudar de nome. Acho importante a escola ter a sua própria identidade", afirma Guedes.

No ranking, não são consideradas as escolas que ficaram sem conceito (cerca de 8.000 em todo o país) por causa da baixa participação no exame. Das 26.665 escolas de ensino médio que constam do Censo Escolar, 24.253 tiveram alunos que participaram do Enem no ano passado.
Nome fantasia

Procurado, o Colégio São Paulo no Tucuruvi disse que funciona há 28 anos e o que seu nome fantasia está registrado há mais tempo. A instituição justificou o baixo desempenho no exame dizendo que esse foi o primeiro ano que a escola participou do Enem e que poucos alunos realizaram a prova.

A Secretaria de Estado da Educação informou que o nome fantasia é um registro comercial e que, portanto, não cabe à secretaria verificar a duplicidade. A pasta afirmou ainda que a supervisão e registro que a secretaria faz é apenas do ponto de vista pedagógico, como o número de professores, disciplinas e currículo escolar.

Escola vai mudar de nome para não ser confundida com a pior da capital de SP
Colégio São Paulo que fica na Mooca tirou 60,56 no Enem.
Instituição homônima no Tucuruvi obteve média 47,18.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir