Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2009

OMS eleva alerta da gripe suína para fase 5
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou hoje o nível de alerta pandêmico por causa da gripe suína...
OMS eleva alerta da gripe suína para fase 5
Foto: http://2.bp.blogspot.com

Genebra, 29 abr (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou hoje o nível de alerta pandêmico por causa da gripe suína para a fase cinco (em um escala até seis), diante da expansão do vírus.

O anúncio foi feito pela diretora-geral da OMS, Margaret Chan, após ter presidido uma reunião por telefone com os especialistas do comitê de emergência da organização.

"Toda a humanidade está sob a ameaça de uma pandemia", disse Chan, que fez uma chamada a Governos, indústrias farmacêuticas e comunidade de negócios para que unam seus esforços e recursos a fim de enfrentar esta crise.

Segundo o manual de fases de alerta da OMS, o grau cinco é declarado quando existe transmissão do vírus de pessoa a pessoa em pelo menos dois países.

A responsável da OMS lembrou que "os vírus da gripe são conhecidos por serem imprevisíveis" e disse que uma pandemia com o atual vírus pode ser com doença "desde leve até muito severa".

Chan também afirmou que uma pandemia será muito mais devastadora e grave nos países em desenvolvimento e com menos recursos.

A decisão de ativar o nível cinco de alerta significa que as ações dos Governos devem passar da preparação à resposta em nível global, para tentar reduzir o impacto na sociedade.

Segundo a guia que a própria instituição distribuiu entre seus Estados-membros, esta decisão implica em que se deve intensificar da fase de preparação à das ações, tanto para os países que já tiverem casos confirmados quanto os que ainda não.

Em relação a Estados, uma das principais ações é decidir se é necessário declarar uma emergência nacional e em que nível.

Após iniciado o comitê de emergência de cada país, o principal é ter bem abastecida a rede de distribuição de remédios ou tratamentos disponíveis.

Além disso, os países devem avaliar de forma completa se precisam de ajuda externa, e solicitá-la se for necessário, para ajudar não só a própria população, mas evitar que a pandemia se estenda aos países vizinhos.

Em nível de laboratório, também é importante que se comprove se houve mudanças genéticas nos vírus, com base nas amostras dos pacientes infectados.

Diante dos cidadãos, o país deveria conseguir que se minimizem os níveis de interação fora de casa e, sobretudo, conseguir que, em caso de sinais de gripe, a pessoa seja isolada o mais rápido possível.

Os países que ainda não estiverem afetados pela pandemia precisam também ativar um comitê de crise que esteja preparado para distribuir as vacinas e aplicar as medidas necessárias para contê-la.

Mas, especificamente, não recomenda o fechamento das fronteiras para as pessoas e mercadorias, as desinfecções generalizadas, o uso de máscaras para as pessoas que estiverem saudáveis, a restrição de viagens no interior do país, a não ser que a zona de infecção esteja muito delimitada.

A OMS deveria impulsionar a assistência para aqueles países severamente afetados e para os países pobres que não puderem conter a pandemia.

Além disso, a agência deveria coordenar as ações das diversas instituições internacionais e controlar a expansão da doença e as possíveis mudanças geradas pelo vírus.

Também, se fosse encontrada uma vacina, a OMS deveria promover sua produção e, sobretudo, maciças campanhas de vacinação. EFE

OMS eleva alerta da gripe suína para fase 5.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou hoje o nível de alerta pandêmico por causa da gripe suína...

OMS eleva alerta da gripe suína para fase 5
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou hoje o nível de alerta pandêmico por causa da gripe suína...

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse no Portal Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto: http://2.bp.blogspot.com

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir