Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-05-2009

Centrais fazem 1º de maio com shows, prêmios e protesto por
Força Sindical pretende reunir 10 milhões em festas pelo país. CUT mudou estratégia neste ano e promoverá atos menores e serviço.
Centrais fazem 1º de maio com shows, prêmios e protesto por
Foto: BBC Brasil

As maiores centrais sindicais do país - CUT e Força Sindical - comemoram nesta sexta-feira (1º) o Dia do Trabalhador com shows, prêmios e serviços assistenciais em todo o país.

Ao usar os eventos como atrativo para reunir multidões, as centrais farão atos políticos com discursos sincronizados: dois dias após o Banco Central cortar a taxa básica de juros ao menor nível da história, pedirão uma redução ainda maior da taxa, pela manutenção do emprego em meio à crise econômica.

"A principal mensagem será emprego, emprego e emprego. Vamos bater muito na questão da taxa de juros. As reduções recentes têm ajudado e dão reflexo positivo, dão alívio. Mas precisamos de uma taxa de 7% ao ano", diz o deputado federal Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical.

A CUT fará, segundo a assessoria de imprensa, ato para "transmitir as diversas maneiras de enfrentamento da crise, sem o sacríficio dos trabalhadores. Mais queda nos juros e a necessidade de redução do spread bancário são velhas cobranças que serão destacadas".

Força Sindical

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, diz acreditar que "99% do público vai ao 1º de Maio pelos shows e prêmios".

"A idéia que a gente tem é juntar um apanhado de gente e falar um pouco da realidade também."

O principal evento da Força Sindical será em São Paulo, na Praça Campo de Bagatelle. A central espera reunir 1,5 milhão de pessoas. Com custo de R$ 2,3 milhões (sem considerar os shows, feitos em parceria com emissoras de rádios e sem custo, segundo a central), o 1º de Maio da Força reunirá pelo menos 30 cantores e grupos musicais. Serão sorteados 20 carros populares.

O ato político será entre 10h e 12h e contará com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT) e do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Segundo a assessoria de imprensa da Força, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará ao vivo do Rio de Janeiro, às 17h, durante cinco minutos, por meio de um telão.

De acordo com Paulinho, o evento da Força terá a presença do delegado afastado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, que investiga o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. "É uma personalidade polêmica. Vamos testar a popularidade dele", disse o deputado.

A Força faz ainda eventos do 1º de maio em todo o país - confira a programação no site da entidade.

CUT

A CUT, segundo sua assessoria, resolveu "inovar" neste ano e não mais reunir uma multidão em um megaevento.

Na capital paulista, serão duas festas diferentes, uma na Zona Sul e outra na Zona Leste. O foco em 2009, conforme a CUT, são os serviços assistenciais e as atividades culturais "voltados para a família".

Na festa da Zona Sul, haverá emissão de documentos e serviços de saúde e beleza - corte de cabelo, limpeza de pele, massagem, podólogo e exames de papanicolau, glicemia, peso de bebês.

A entidade espera reunir cerca de 150 mil pessoas nas duas festas na capital paulista e diz que a infraestrutura do evento custou R$ 500 mil, pagos pelos sindicatos.

Para ver a programação da CUT em todo o país, clique aqui

Outras centrais

União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros (CTB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores farão uma festa unificada em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Serviço:

1º de Maio da Força Sindical em SP
Local: Praça Campo de Bagatelle, Zona Norte
Horário: 7h às 18h
Atrações: Daniel, Leonardo, Banda Calypso, Jeito Moleque, Bruno e Marrone, Cezar Menotti e Fabiano, Edson e Hudson, Eduardo Costa, Exaltasamba, Guilherme e Santiago, Matheus Minas e Leandro, Nilton e Nelton, Padre Marcelo Rossi, Rick e Renner, Wanessa Camargo e Zezé Di Camargo e Luciano.
Ato político: 10h às 12h com a presença de Paulinho da Força, Carlos Lupi, Ciro Gomes e Protógenes Queiroz
Prêmios: Sorteio de 20 carros Celta 0km - concorre quem tiver retirado cupom em sindicatos e federações associadas à CUT ou nas estações de trem e metrô

1º de Maio da CUT em SP
Zona Sul
Local: Avenida do Arvoreiro, altura do número 395, Parque das Árvores, Cidade Dutra
Horário: 9h às 18h
Atrações: emissão de documentos, corte de cabelo, exames médicos, shows circenses e as bandas Teatro Mágico, Tribo de Jah, Samprazer, Francis Lopes, Marcelo Viola e Ricardo, René Sobral, Rosana Bronx,
Ato político: 15h, com a presença de Gilberto Kassab e Artur Henrique, presidente da CUT

Zona Leste
Local: Avenida Barão de Alagoas, sem número, Praça Lions, Itaim Paulista
Horário: 10h às 18h
Atrações: Tribo de Jah, Peixelétrico, Flora Matos, René Sobral, Rastapé, Consciência Humana, Farofyno e Violeiros Matutos
Ato político: 17h, com a presença de Gilberto Kassab e Artur Henrique, presidente da CUT

1º de Maio da UGT, CTB e Nova Central em SP
Local: Av. São João - entre a Av. e a Praça Julio Mesquita
Horário: a partir das 13h
Atrações: Victor & Leo, Daniel, Alexandre Pires, Leci Brandão, KLB, Sorriso Maroto, Inimigos da HP
Ato político: 17h

Centrais fazem 1º de maio com shows, prêmios e protesto por juro menor.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir