Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 02-05-2009

Bispos negros querem conhecer as comunidades quilombolas
Religiosos querem saber quantos santos negros existem no mundo
Bispos negros querem conhecer as comunidades quilombolas
Foto: Divulga��o/CNBB

Um grupo de 13 bispos negros do Brasil querem conhecer melhor a situa��o dos povos quilombolas no pa�s. Os religiosos participam da 47� Assembleia da Confedera��o Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Indaiatuba (SP), desde quarta-feira (22) para discutir a forma��o religiosa dos padres no pa�s e outros temas relacionados � Igreja Cat�lica.

Os bispos pretendem apoiar suas lutas e reivindica��es das 3.524 comunidades quilombolas em 24 estados brasileiros.

O encontro est� acontecendo na Casa de Retiros Vila Kostka. Nesta ter�a-feira (28), os bispos apresentaram o relat�rio da Comiss�o Pastoral da Terra (CPT) sobre a viol�ncia no campo. De acordo com o levantamento, o n�mero de conflitos diminuiu, mas 28 pessoas foram assassinadas em 2008. Segundo o documento, em 2007, a CPT registrou uma morte para cada 54 conflitos. Em 2008, uma morte foi registrada a cada 42 epis�dios de conflito.

Santos negros
O padre Ari Ant�nio dos Reis, coordenador do Grupo de Reflex�o Teol�gica da Pastoral Afrobrasileira, quer saber quantos santos negros existem no mundo e quantos, no Brasil, est�o em processo de beatifica��o.

No m�s de outubro deste ano ser� realizado um semin�rio com os bispos negros para discutir a teologia que move a a��o da pastoral afrobrasileira. No Brasil h� 447 bispos dos quais 3% s�o negros.

Forma��o religiosa
Um dos objetivos do encontro � discutir a forma��o dos padres no pa�s. No fim da assembleia, que ser� realizada no dia 1� de maio, um documento deve ser apresentado com as novas diretrizes apontadas pelos religiosos

Bispos negros querem conhecer as comunidades quilombolas no pa�s
Religiosos est�o reunidos em SP para tratar da forma��o de padres.
CNBB quer saber quantos santos negros existem no mundo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir