Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 02-05-2009

Morre no Rio diretor e dramaturgo Augusto Boal
Ensa�sta tinha 78 anos e sofria de leucemia.
Morre no Rio diretor e dramaturgo Augusto Boal
Foto: www.g1.com.br

Morreu na madrugada desta s�bado (2) o diretor teatral, dramaturgo e ensa�sta Augusto Boal. Segundo informa��es de parentes, ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Boal tinha 78 anos e sofria de leucemia.

Boal foi fundador do Teatro do Oprimido. Em mar�o de 2009, Boal foi nomeado pela Unesco embaixador mundial do teatro.

Segundo informa��es do hospital, o diretor foi internado no dia 28 de abril, com quadro de infec��o respirat�ria. O motivo de sua morte, de acordo com o hospital, foi insufici�ncia respirat�ria. Ele morreu por volta de 2h40 deste s�bado.

Boal foi uma das grandes figuras do teatro contempor�neo. Formado em qu�mica, estudou dramaturgia em Columbia, Nova York.

Segundo o amigo do dramaturgo e tamb�m diretor teatral Aderbal Freire Filho, o corpo de Boal foi velado at� 17h na capela do Hospital Samaritano. O corpo ser� cremado no domingo (3) no Cemit�rio do Caju.

Ainda de acordo com Aderbal, no dia do teatro Boal foi convidado a fazer um pronunciamento na sede da Unesco, como representante da classe teatral. O diretor j� teria ido debilitado e voltou pior.

Um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Augusto Boal nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de mar�o de 1931. Ganhou notoriedade com seu Teatro do Oprimido, cuja proposta era transformar o espectador em elemento ativo do espet�culo. Segundo ele pr�prio, conceito que ensinava "as pessoas a se
inserirem na sociedade".

Morre no Rio diretor e dramaturgo Augusto Boal
Ensa�sta tinha 78 anos e sofria de leucemia.
Boal foi nomeado pela Unesco embaixador mundial do teatro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir