Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 03-05-2009

Mexicano contaminado leva Hong Kong a isolar 100 pessoas
Hotel mantém 300 pessoas de quarentena. Mais de 300 pessoas permanecem retidas, de quarentena, num hotel de Hong Kong
Mexicano contaminado leva Hong Kong a isolar 100 pessoas
Foto: EPA

Cerca de 100 pessoas relacionadas ao Hotel Metropark, onde se hospedou o cidadão mexicano diagnosticado com gripe suína, único caso confirmado em Hong Kong e em toda China, continuam em quarentena e em condição estável, informaram nests sábado as autoridades.

» Veja imagens da gripe suína no México
» Veja o que é o vírus influenza Tipo A
» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

O mexicano, de 25 anos, foi diagnosticado ontem na ex-colônia britânica após ter chegado a Xangai em vôo direto do México e, depois, fazer conexão para Hong Kong.

Dos 188 hóspedes, empregados e visitantes do hotel situado em Wanchai, na ilha de Hong Kong, e que foram isolados no próprio estabelecimento e em hospitais, 180 receberam remédios e 65 deles tinham alguns sintomas gripais, informou a Secretaria de Saúde.

Segundo a fonte oficial, dos 36 passageiros contatados pela empresa aérea por terem estado no vôo que levou a Hong Kong o mexicano, seis já deixaram a região, enquanto 19 entraram em contato voluntariamente com as autoridades.

"Os próximos sete dias são decisivos e o Governo de Hong Kong não se arriscará e fará o melhor para prevenir a expansão do vírus na comunidade", afirmou a Secretaria.

Mais de 300 pessoas permanecem retidas, de quarentena, num hotel de Hong Kong, depois de as autoridades terem detectado um turista mexicano, que tinha lá estado hospedado, infectado com o vírus da Gripe A. O Metro Park Hotel acabou por colocar todos os 200 hóspedes e 100 funcionários de quarentena.

Hóspedes e funcionários estão proibidos de manter contacto com o exterior e só podem comer arroz. Entre os hóspedes retidos, estará um grupo de turistas mexicanos, sem suspeitas de terem contraído a doença. O Governo mexicano já veio criticar o excesso de zelo das autoridades chinesas.

Uma das pessoas retidas no hotel relata um ambiente muito semelhante ao de um hospital, com pessoas de bata branca e máscara branca a passearem pelos corredores.

A revolta começa a tomar conta dos hóspedes. Já houve necessidade de recorrer a apoio psicológico para conter algumas situações.

De acordo com o jornal «El País», entre os hóspedes retidos estão oito espanhóis, que estão bem e em contacto com a família. O jornal avança ainda que, já esta segunda-feira, os cônsules da União Europeia em Hong Kong se vão reunir para acordar «uma gestão conjunta» da situação de casos suspeitos de gripe entre europeus naquela zona.
Decisão tomada depois de o vírus da gripe A ter sido detectado num hóspede mexicano
A quarentena imposta pelas autoridades de Hong Kong termina no próximo dia 08 de Maio.

Policial e médico usam máscaras no hotel Metropark, em Hong Kong, onde foi confirmado em um hóspede mexicano o primeiro caso de gripe suína da Ásia


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir