Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-05-2009

Lula vai inaugurar centro de referência em neurociência
Unidade da Rede Sarah ficará em Jacarepaguá, na Zona Oeste.
Lula vai inaugurar centro de referência em neurociência
Foto: G1

O presidente Lula vai inaugurar, nesta sexta-feira (1º), uma nova unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O centro é referência em neurociência - que estuda as funções do cérebro. A rede já está recebendo pacientes. As consultas devem ser marcadas por telefone.

A dona de casa Therezinha Ferreira da Silva ligou há uma semana e será a primeira a ser consultada. Ela sofre do mal de Parkinson, doença que afeta o sistema nervoso central. "Eu estava numa expectativa de não ficar boa, mas quando surgiu essa oportunidade, me empenhei em vir de bem longe", disse.

Os tratamentos incluem fisioterapia, atividades físicas e artísticas. Os pacientes são estimulados o tempo inteiro. As tarefas, segundo os médicos, ajudam os movimentos e dão prazer. Em uma espécie de plataforma, que mergulha na água, por exemplo, é possível caminhar com mais leveza.

De acordo com os médicos, a grande vantagem deste equipamento é poder observar a evolução do movimento na água. Uma visão que o profissional não teria se o paciente estivesse dentro da piscina.

Preocupação com pacientes

Uma das preocupações dos profissionais da Rede Sarah é preparar o paciente para o seu cotidiano. Em uma casa adaptada, montada dentro da unidade, ele percebe as dificuldades e as mudanças que precisarão ser feitas.

"A gente tem tecnologia de ponta, mas sem perder o enfoque humanista. Olhando para cada pessoa, um tratamento individualizado, uma abordagem contextualizada, dentro da realidade pensando na qualidade de vida de cada pessoa", disse a neurocientista e presidente da Rede Sarah, Lúcia Braga.

O telefone para marcar a consulta é 3543-7600. A Rede Sarah informou que até mesmo quem for encaminhado por outras unidades de saúde tem que ligar antes.

Lula vai inaugurar centro de referência em neurociência no Rio
Unidade da Rede Sarah ficará em Jacarepaguá, na Zona Oeste.
Pacientes têm que marcar a consulta por telefone.
Lula vai inaugurar centro de referência em neurociência
Unidade da Rede Sarah ficará em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse no Portal Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto: G1

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir