Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 03-05-2009

Um Timão campeão, fenomenal e invencível
Corinthians passou imbatível durante todo o Paulistão. Do começo ao fim, com a conquista do título, foram 23 jogos sem saber o que é uma derrota
Um Timão campeão, fenomenal e invencível
Foto: http://globoesporte.globo.com

Ao final da Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado uma pergunta ecoou pelos corredores do Parque São Jorge: o time do Corinthians campeão da Segundona teria condições de lutar no mesmo nível com os maiores rivais pelo título do Paulistão ? Cinco meses depois, a resposta. Com um futebol muito mais eficiente do que vistoso e a presença do ídolo Ronaldo, o Timão superou as dúvidas, despachou os principais adversários e sem perder sequer um jogo é o novo campeão estadual, quebrando o tabu de seis anos sem conquistas.

JANEIRO: Ainda sem Ronaldo, quem brilha é Chicão
A festa neste domingo contrasta com a primeira rodada do Paulistão. Jogando no Pacaembu, palco da festa neste final de semana, o Timão saiu perdendo por 2 a 0 para o Barueri em uma das piores exibições da temporada até agora. Mesmo assim, nos minutos finais, a equipe mostrou que a garra e a aplicação tática seriam as grandes armas rumo ao caneco. Chicão, de pênalti, e Jorge Henrique marcaram e evitaram a derrota.

- Foi uma equipe aguerrida. O resultado é uma prova de que esse grupo é capaz de se superar. Você não saiu de um 2 a 0 contra para um empate se não tem no interior de seus jogadores a vontade de vencer – disse Mano Menezes logo após o duelo, quase prevendo o que aconteceria no restante da competição.

O susto passou, e o Timão engrenou. Nas outros três jogos do mês de janeiro, 100% de aproveitamento. Em Bragança Paulista, a equipe derrotou o Bragantino por 1 a 0. Em seguida, obteve o primeiro triunfo em casa, fazendo 2 a 0 sobre o Botafogo. Para fechar, a primeira goleada: 4 a 1 sobre o Oeste, também no Pacaembu.

E foi logo no primeiro mês da temporada que começou a se destacar quem seria um dos artilheiros alvinegros. Em quatro jogos, o zagueiro Chicão marcou três gols. Os números só não foram maiores porque o defensor, por ordem do técnico Mano Menezes, permitiu que Souza, vaiado pela torcida, cobrasse um pênalti diante da equipe de Itápolis.

FEVEREIRO: Primeiro clássico, e Elias começa a despontar
Fevereiro também começou com vitória: 3 a 2, de virada, sobre o Paulista, em Jundiaí. Novamente, brilhou a estrela de Chicão, autor de dois gols. A reação, porém, parou no problemático empate por 1 a 1 com a Portuguesa, em casa, por conta das fortes chuvas. Na rodada posterior, vitória por 2 a 0 sobre o Mogi Mirim, outra vez na capital.

No dia 15, a primeira prova de fogo. O Corinthians teve pela frente nada menos que o São Paulo, tricampeão brasileiro. Mesmo com uma equipe mista por causa da Taça Libertadores, o Tricolor deu muito trabalho ao Timão, que jogou mal. Borges abriu o placar no segundo tempo, mas André Santos deixou tudo igual cinco minutos mais tarde, segurando a invencibilidade.

- Tivemos problemas táticos na primeira parte do jogo, mas eu conversei com os jogadores no vestiário e disse que a culpa foi minha. Eu errei – afirmou o treinador após o clássico.

O mês, contudo, terminou em alta para o Alvinegro do Parque São Jorge. No Vale do Paraíba, vitória por 3 a 1 sobre o Guaratinguetá, onde começou a brilhar a estrela do volante Elias, autor de dois gols. Já em Presidente Prudente, 2 a 0 diante do Noroeste.

MARÇO: Ronaldo estreia e leva a Fiel à loucura em Prudente
O terceiro mês da temporada chegou com a expectativa pela estreia de Ronaldo. Ainda sem apresentar um futebol convincente, o Corinthians só empatou com o Marília por 1 a 1, no interior. Antes do duelo de abertura da Copa do Brasil, diante do Itumbiara, a primeira polêmica envolvendo o Fenômeno. O jogador caiu na noite em Presidente Prudente, voltou às 5h para o hotel (o limite era 23h do dia anterior) e foi multado. De quebra, o diretor-técnico Antônio Carlos Zago, outro envolvido na confusão, pediu demissão.

Um Timão campeão, fenomenal e invencível
Corinthians passou imbatível durante todo o Paulistão. Do começo ao fim, com a conquista do título, foram 23 jogos sem saber o que é uma derrota

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir