Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 03-05-2009

América do Sul confirma primeiro caso de gripe suína
A América do Sul confirmou no domingo o primeiro caso de contaminação pela gripe suína (renomeada pela Organização mundial de Saúde de A H1N1)
América do Sul confirma primeiro caso de gripe suína
América do Sul confirma primeiro caso de gripe suína

BOGOTÁ - A América do Sul confirmou no domingo o primeiro caso de contaminação pela gripe suína (renomeada pela Organização mundial de Saúde de A H1N1): uma pessoa que voltava de uma viagem ao México. Segundo o governo colombiano, resultados de análises de laboratório confirmaram a contaminação da vítima, cujo estado de saúdo evolui satisfatoriamente. De acordo com o ministro da Proteção Social colombiano, Diego Palacio, outros 108 casos suspeitos da gripe H1N1 estão sendo monitorados no país.

- A pessoa a quem pertence a amostra positiva é um paciente que, como muitos outros pacientes que tiveram contato com o vírus, está em boas condições, e se encontra no momento em sua casa em companhia de seus familiares - disse.

Enquanto isso, no México, foco da doença, o secretário de Saúde, José Angel Córdoba, comemorava o fato de, nos últimos quatro dias, nenhuma morte por conta do vírus ter sido registrada. Segundo as autoridades mexicanas, a situação está "se estabilizando" no país, onde, até o momento, 19 pessoas morreram, principalmente na Cidade do México e seus arredores. Outros 121 óbitos ainda estão sob investigação no país

(Acompanhe a evolução da gripe)

.

A fim de tentar evitar a propagação do vírus, o governo mexicano convocou a população a

ficar em casa de 1º a 5 de maio

. Escolas, universidades, restaurantes, parques e museus foram fechados, e foram proibidas as aglomerações. A medida - e a queda drástica do turismo - são um duro golpe para a economia do país, já em recessão devido à crise financeira mundial.

O governo também se queixa de maus-tratos a mexicanos no exterior. Neste domingo, 50 pessoas com passaporte do México foram colocados em isolamento por temores de contaminação (

Perguntas e respostas sobre a gripe)

.

Segundo o último boletim da OMS, divulgado na tarde de domingo, a

gripe suína já infectou 898 pessoas

e foi detectada em 18 países, gerando um alarme mundial de uma possível pandemia que pode afetar seriamente os países mais pobres e os setores sociais mais desprotegidos. Os Estados Unidos, o segundo país mais afetado pela doença tem 226 casos de gripe suína em 30 estados.

Cientistas ainda tentam avaliar como se comporta o novo vírus e o comparam com os surtos de gripe sazonais que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes em todo mundo a cada ano.



Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir