Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Pré-sal é nova era da história do Petróleo Brasileiro
O presidente disse que o Brasil prosseguirá com os investimentos em biocombustíveis, mesmo com a exploração da camada
Pré-sal é nova era da história do Petróleo Brasileiro
Pré-sal é nova era da história do Petróleo Brasileiro

SíO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, 4, que o começo da exploração da camada do pré-sal, localizada abaixo do leito marinho, significa "uma nova era" da história do petróleo do Brasil. No programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula falou sobre a visita que fez na última sexta-feira ao Campo de Tupi, na Bacia de Santos, no Rio de Janeiro.


Veja também:

O caminho até o pré-sal

Mapa da exploração de petróleo e gás

Operação em Tupi inicia nova era no Brasil, diz Lobão

Lobão descarta repassar pré-sal a Petrobras como aporte


Segundo a Agência Brasil, Lula afirmou que não se tem conhecimento, até agora, da quantidade de óleo em toda a extensão da camada. Mas o governo promete se empenhar na realização de exames nos próximos 15 meses e, só após esse tempo, o pré-sal será usado comercialmente.

O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram no subsolo do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros, em lâmina d'água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros de profundidade e soterramento (área do subsolo marinho que terá de ser perfurada) entre 3 mil e 4 mil metros. Tupi é considerado um megacampo de petróleo, com um volume estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.

Lula mencionou também a necessidade de se regulamentar a Lei do Petróleo. "Quando descobre petróleo na camada pré-sal, o Brasil tem chance de transformar-se em um país com potencial extraordinário e aí a gente pode resolver parte dos nossos problemas econômicos", afirmou, citando o achado como "uma quase segunda independência" do País.


O presidente disse que o Brasil prosseguirá com os investimentos em biocombustíveis, mesmo com a exploração da camada, pois, de acordo com ele, é necessário mudar a matriz de energia. Parte dos 400 milhões de hectares disponíveis para o cultivo da terra, conforme Lula, pode ser empregada na plantação de mamona, dendê, pinhão manso e girassol - opções para uma nova fonte energética.



Fonte: http://www.estadao.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir