Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Aumentam protestos contra visita de Ahmadinejad ao Brasil
Centenas de pessoas, na maioria judeus e homossexuais, reuniram-se hoje na praia de Ipanema...
Aumentam protestos contra visita de Ahmadinejad ao Brasil
Foto: http://timesonline.typepad.com

Rio de Janeiro, 3 mai (EFE).- Centenas de pessoas, na maioria judeus e homossexuais, reuniram-se hoje na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, para protestar contra a visita desta semana ao Brasil do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, conhecido por declara��es hom�fobas e antissemitas.

Os manifestantes exibiram em camisetas e cartazes seu rep�dio � primeira visita oficial do chefe de Estado iraniano, que se encontrar� na quarta-feira, em Bras�lia, com presidente Luiz In�cio Lula da Silva, por quem foi pessoalmente convidado, em novembro do ano passado, a visitar o Brasil.

Em S�o Paulo, a comunidade judaica tamb�m convocou hoje uma concentra��o para protestar contra a recep��o oficial a Ahmadinejad, que p�e em d�vida o Holocausto e nega o direito de Israel a existir.

As passeatas contra de Ahmadinejad come�aram na semana passada, coincidindo com o dia de lembran�a �s v�timas do Holocausto.

Os maiores protestos devem acontecer em Bras�lia, coincidindo com a chegada do presidente do Ir�, que durante a Confer�ncia, h� cerca de um m�s, sobre racismo de Genebra acusou Israel de "regime racismo" e de usar o usar politicamente o Holocausto.

Somente na semana passada, o Governo brasileiro criticou o discurso do Presidente iraniano.

Durante a c�pula, no entanto, a delega��o brasileira permaneceu no audit�rio enquanto Ahmadinejad discursava, enquanto dezenas de delega��es, em especial as europeias, deixaram o plen�rio em protesto.

A omiss�o da delega��o brasileira nesta reuni�o foi duramente criticada pelo Centro Cultural Israel-Brasil.

A Chancelaria brasileira alegou, em nota, que vai aproveitar a visita de Ahmadinejad para reiterar as opini�es do Governo brasileiro nesses temas.

Al�m do Holocausto, Ahmadinejad negou, em 2007, que houvesse homossexuais no Ir�, de onde muitos gays fogem, por serem considerados criminosos, sujeitos a pris�o.

Durante palestra na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, ele disse que "n�s n�o temos homossexuais como em seu pa�s (EUA). N�s n�o temos isto em nosso pa�s. N�o temos este fen�meno".

Os protestos contra Ahmadinejad, por�m, nem se comparam aos que ocorreram no Brasil h� dois anos contra a visita de George W. Bush, ent�o presidente nos Estados Unidos, que lutaram contra o Holocausto e onde n�o � crime ser gay. EFE

Aumentam protestos contra visita de Ahmadinejad ao Brasil.

Centenas de pessoas, na maioria judeus e homossexuais, reuniram-se hoje na praia de Ipanema...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir