Categoria Música  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Cat Stevens acusa Coldplay de plágio pela mesma música que J
Yusuf Islam vê semelhanças entre 'Viva la vida' e uma música sua. Satriani processa a banda por suposto plágio de 'If I could fly'.
Cat Stevens acusa Coldplay de plágio pela mesma música que J
Foto: G1

Depois de uma disputa jurídica com o guitarrista norte-americano Joe Striani, que acusou o Coldplay de ter usado trechos originais da sua música "If I could fly" (de 2004) em "Viva la vida" (de 2008), é a vez do cantor folk Yusuf Islam acusar a banda inglesa de plágio – pela mesma música. Islam ficou famoso na década de 70 sob o nome de Cat Stevens.

Em entrevista ao tabloide britânico "The Sun", Islam disse que "houve uma disputa para saber se o Coldplay estava roubando uma melodia do Joe Satriani, mas, se você for ouvir a música, vai perceber que na verdade, a melodia é minha, é a (canção) ‘Foreigner suite’".

A música a que Islam se refere tem 18 minutos e ocupa todo o lado A do disco "Foreigner", de 1973, que ficou em terceiro lugar nas paradas dos EUA e do Reino Unido. Islam ainda não declarou se vai tomar medidas legais contra o Coldplay, mas ele já tem um histórico de plágios: a banda Flaming Lips concordou em dividir os créditos de composição da música "Fight test" depois de o cantor ter apontado as semelhanças com "Father & son", sucesso seu de 1970.

Cat Stevens acusa Coldplay de plágio pela mesma música que Joe Satriani.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir