Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Mahmoud Ahmadinejad cancela visita ao Brasil
"Isso não quer dizer, porém, que o Brasil concorde com as declarações do presidente iraniano negando o Holocausto, que já foram até repudiadas pelo Itamaraty",
Mahmoud Ahmadinejad cancela visita ao Brasil
Presidente do Irã cancela visita

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, desistiu da visita oficial que faria ao Brasil a partir de amanhã. Para justificar a mudança de planos de última hora, Ahmadinejad enviou uma mensagem ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de amigo, pedindo o adiamento da visita para depois da eleição presidencial iraniana, que deverá ocorrer em 12 de junho.

Em linguagem menos diplomática, fontes do governo brasileiro dizem que a visita foi cancelada. O convite a Ahmadinejad - que visitaria também Venezuela e Equador durante o tour pela América Latina - tinha sido feito em novembro.

Desde sua posse, em janeiro, o presidente americano, Barack Obama, acenava com a possibilidade de uma aproximação com o regime iraniano. No mês passado, porém, o discurso de Ahmadinejad na abertura da Conferência contra o Racismo, promovida pela ONU, em Genebra, voltou a acirrar os ânimos entre o Irã e o Ocidente.

O "adiamento" da viagem de Ahmadinejad resolve um problema diplomático que o Brasil vinha enfrentando nos últimos tempos por causa do convite. Na semana passada, o governo israelense convocou o embaixador Pedro Motta para consultas sobre o convite Dias depois, a secretária de Estado, Hillary Clinton, sem citar o Brasil, manifestou preocupação com o aumento da influência de Irã e China entre os países latino-americanos.

Grupos organizados da comunidade judaica do Brasil e militantes de defesa de direitos dos homossexuais convocaram manifestações em vários pontos do país para protestar contra a visita.

Um ministro brasileiro informou, no entanto, que o governo brasileiro não quer entrar em polêmica com o iraniano e aguarda a marcação de uma eventual nova data para a visita.

Segundo ele, as reuniões entre as comitivas de empresários já agendadas serão realizadas normalmente para que se discutam as questões comerciais que são fundamentais para os dois países.

"Isso não quer dizer, porém, que o Brasil concorde com as declarações do presidente iraniano negando o Holocausto, que já foram até repudiadas pelo Itamaraty", prosseguiu o ministro.

Mahmoud Ahmadinejad cancela visita ao Brasil


MARIÂNGELA GALLUCCI e TÂNIA MONTEIRO
Da Agência Estado – Brasília

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir