Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 05-05-2009

Massacre em casamento na Turquia termina com 44 mortos
omens armados mataram na segunda-feira de maneira brutal 44 pessoas - metade delas mulheres e crian�as - durante uma festa de compromisso em um povado curdo do sudeste da Turquia, em um ataque que as autoridades n�o atribu�ram � rebeli�o curda.
Massacre em casamento na Turquia termina com 44 mortos
Foto: BBC Brasil

"Infelizmente temos 44 mortos, entre eles seis crian�as e 16 mulheres", afirmou o ministro do Interior, Besir Atalay, � imprensa em Ancara, antes de viajar para o local trag�dia.

Atalay informou que oito pessoas, que vivem no mesmo povoado em que aconteceu o massacre, foram detidas em posse das armas e estavam sendo interrogadas.

O ministro descartou a hip�tese de atentado terrorista, em refer�ncia �s atividades separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) na regi�o.

Segundo os primeiros elementos da investiga��o, a trag�dia foi provocada por um conflito entre os habitantes de Bilge, um pequeno povoado curdo de 300 habitantes, nas proximidades da cidade de Mardin.

Os moradores de Bilge afirmaram que o tiroteio pode estar relacionado a uma rivalidade entre as fam�lias e at� mesmo a uma vingan�a.

Testemunhas relataram que homens mascarados, que vinham de v�rias dire��es, lan�aram granadas e abriram fogo contra as pessoas que participavam da cerim�nia religiosa isl�mica.

Um funcion�rio do governo local confirmou o relato de uma sobrevivente do massacre, de 19 anos, que afirmou que os agressores levaram mulheres e crian�as para um quarto e abriram fogo contra o grupo.

Este tipo de conflito geralmente � solucionado pelas armas no sudeste da Turquia, uma regi�o onde persistem as tradi��es feudais o �ndice de analfabetismo � grande.

As armas muitas vezes s�o consideradas um meio leg�timo de resolver diverg�ncias e defender a honra.

As hostilidades podem surgir por diversas raz�es: conflitos pela propriedade da terra, d�vidas que n�o foram pagas, sequestro ou a fuga de jovens com um namorado que n�o � aprovado pela fam�lia.

Os rebeldes do PKK s�o ativos h� 24 anos no sudeste da Turquia e muitos homens de de Bilge - que tem 32 casas onde todos os habitantes pertencem ao mesmo cl� - s�o membros de uma mil�cia armada favor�vel ao governo, os "guardi�es do povo", que apoia o Ex�rcito turco na luta contra o PKK.

str-BA/fp

Massacre em casamento na Turquia termina com 44 mortos.

Fonte: Ultimo Segundo
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir