Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-05-2009

Presidente do Fed prevê recuperação lenta nos EUA
O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke
Presidente do Fed prevê recuperação lenta nos EUA
Foto: Econômico

Washington, 5 mai (EFE).- O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse hoje que a economia de seu país se recuperará no final de ano, mas enfatizou que a recuperação será apenas "gradual" e que o desemprego continuará alto por algum tempo.

"Continuamos prevendo que a atividade econômica chegará ao fundo do poço e se recuperará durante este ano", disse Bernanke ao Comitê Econômico Conjunto da Câmara de Representantes e do Senado.

No entanto, a recuperação não terá a forma de "V" de outras ocasiões, mas o crescimento continuará abaixo de seu potencial "por algum tempo", o que significa que aumentará ainda mais a capacidade ociosa das empresas, disse Bernanke.

"A recuperação ganhará impulso apenas de forma gradual", afirmou Bernanke, que disse que as empresas "provavelmente continuarão cautelosas ao contratar".

"A taxa de desemprego poderia se manter alta por algum tempo, inclusive depois que se restabeleça o crescimento econômico", alertou Bernanke.

Atualmente, 8,5% da população ativa está sem trabalho nos Estados Unidos, após a perda de mais de 660 mil empregos em março.

O chefe do Fed falou em um momento no qual apareceram indícios de uma desaceleração da queda da atividade nos Estados Unidos, que motivou uma recuperação nas bolsas nas últimas semanas.

Bernanke prevê que, nos próximos trimestres, o mercado imobiliário começará a se estabilizar e que desacelerarão as reduções de estoques, enquanto a demanda recebe a injeção das medidas de estímulo fiscal e monetário.

No entanto, o presidente do Fed advertiu que as previsões do banco central assumem uma "reparação gradual" do sistema financeiro e, se esta não se concretizar, a recuperação incipiente poderia não acontecer.

Bernanke constatou a melhora em alguns setores do sistema financeiro, como o mercado de dívida a curto prazo, mas ressaltou que os bancos continuam "sob uma tensão considerável".

O Federal Reserve e o Departamento do Tesouro divulgarão na quinta-feira os resultados do "teste de aptidão" ("stress test") com os 19 maiores bancos dos Estados Unidos.

Após a publicação dos resultados, essas entidades terão seis meses para adquirir o capital necessário para fazer frente a uma hipotética recessão mais profunda que a prevista agora, disse Bernanke.

O Tesouro colocará capital à disposição para esse propósito, afirmou o presidente do Federal Reserve. EFE

Presidente do Fed prevê recuperação lenta nos EUA.

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir