Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 05-05-2009

Turquia prende quatro suspeitos de ataque que matou 44 em casamento
Noivos e cl�rigo que realizava a cerim�nia est�o entre as v�timas.
Turquia prende quatro suspeitos de ataque que matou 44 em casamento
Foto: G1

As for�as de seguran�a da Turquia prenderam pelo menos quatro pessoas suspeitas de ter cometido o ataque que matou 44 pessoas -inclusive os noivos- durante um casamento, na noite anterior, no povoado curdo de Bilge, pr�ximo � cidade de Mardin.

Parentes e amigos estavam no hospital local na madrugada desta ter�a, procurando informa��es sobre as v�timas.

Por volta das 21h30 locais de ontem, quatro ou cinco homens encapuzados invadiram as duas casas onde ocorria o casamento e dispararam com metralhadoras contra os presentes de forma indiscriminada durante cerca de 25 minutos.

Seis pessoas ficaram feridas. Entre os mortos, est�o 12 crian�as com entre 3 e 12 anos.

O casamento era da filha de Cemil Celebi, uma ex-autoridade local, que est� entre os feridos. A noiva, Sevgi Celebi, o noivo, Habib Ari, sua m�e e sua irm� foram mortos. O cl�rigo isl�mico que presidia a cerim�nia tamb�m morreu.

A TV estatal disse que militares cercaram o povoado e interromperam todas as estradas que levavam a ele. Jornalistas foram barrados.

O ministro do Interior da Turquia, Beshir Atalay, descartou o envolvimento do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) no ataque.

"Segundo nossas primeiras informa��es, trata-se de um ataque por hostilidades entre fam�lias do povoado", disse Atalay.

A possibilidade de um atentado terrorista esteve presente, pois a maioria dos homens que assistia ao casamento era de guardas rurais, paramilitares curdos leais a Ancara que lutam contra o PKK.

A aldeia de Bilge, onde vivem 32 fam�lias, tem uma popula��o total de 300 pessoas. Uma sobrevivente de 19 anos disse � emissora "NTV" que os autores do ataque dispararam contra todos, e que ela s� conseguiu escapar pois se arrastou at� um quarto pr�ximo.

Turquia prende quatro suspeitos de ataque que matou 44 em casamento
Noivos e cl�rigo que realizava a cerim�nia est�o entre as v�timas.
Governo descartou terrorismo e disse que trata-se de briga de fam�lia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir