Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-05-2009

Estado tem 57 mil títulos eleitorais cancelados
Número representa 0,51% de todo o eleitorado fluminense.
Estado tem 57 mil títulos eleitorais cancelados
Foto: http://4.bp.blogspot.com

A Justiça Eleitoral cancelou nesta terça-feira (5) o título de 0,51% dos eleitores do estado do Rio. Perderam o título quase 57,5 mil eleitores fluminenses - que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. O número representa mais de 95% dos cerca de 60 mil eleitores em situação irregular. Mais de dois mil eleitores compareceram à Zona Eleitoral para regularizar a situação.

Na capital do Rio foram quase 35 mil cancelamentos. No total, são cerca de 4,5 milhões de eleitores. São Gonçalo, na Região Metropolitana, segundo maior colégio eleitoral do estado, teve cerca de dois mil títulos cancelados. O município tem cerca de 635 mil eleitores.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que possui 571 mil votantes, foram 1.813 títulos cancelados. Em Nova Iguaçu, também na Baixada, foram quase dois mil títulos.

Eleitor tem restrições

O eleitor que está irregular com a Justiça Eleitoral não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse. Não recebe vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza. O eleitor em falta com a Justiça Eleitoral fica ainda proibido de participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios, ou das respectivas autarquias.

Além disso, o cidadão também não pode obter empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo. O cancelamento do título eleitoral impede ainda que ele obtenha passaporte ou carteira de identidade ou renove matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Fica proibido também de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Estas sanções, no entanto, não se aplicam para quem o voto é facultativo, que é o caso dos maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos.

No país, 551.426 títulos cancelados

O Tribunal Superior Eleitoral anunciou nesta terça-feira o cancelamento de 551.456 títulos de eleitor em todo o país. Segundo o TSE, o cancelamento corresponde a 0,43% do eleitorado, que somam 128.808.358 pessoas.

Estado tem 57 mil títulos eleitorais cancelados
Número representa 0,51% de todo o eleitorado fluminense.
Cidadão com título cancelado não pode participar de concursos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir