Categoria Economia  Noticia Atualizada em 05-05-2009

Com 900% de crescimento, Twitter vence "Oscar" da internet
Twitter, com o logotipo acima, levou pr�mio que j� foi do YouTube, MySpace e Flickr.
Com 900% de crescimento, Twitter vence
Foto: Divulga��o

O servi�o de microblog Twitter venceu a 13� vers�o do Webby Awards, considerado o "Oscar" da internet, como o principal acontecimento do universo virtual em 2008. "Com crescimento de 900% somente no ano passado, o site segue os passos de outros vencedores do passado, como YouTube, MySpace e Flickr", diz o comunicado da premia��o, divulgado nesta ter�a-feira (5).

"Com a ess�ncia do esp�rito democr�tico da web, de ser acess�vel a todos, o fen�meno das micromensagens criou um campo de divers�o em que todos, de candidatos a celebridades, passando por manifestantes e consumidores, podem compartilhar informa��es e dar forma � opini�o p�blica. O pr�mio ser� recebido pelo cofundador Biz Stone", diz o comunicado sobre os vencedores.

O evento de gala para entrega do �Oscar� ser� realizado em Nova York, no dia 8 de junho. Considerada "a maior honraria da internet" pelo jornal "New York Times", o Webby Awards � organizado pela Academia Internacional de Artes e Digitais e Ci�ncias, um grupo composto por 650 jurados.
Artistas

Entre os outros premiados est�o Trent Reznor, do Nine Inch Nails, como melhor artista da internet, Jimmy Fallon, como personalidade do ano, Sarah Silverman, a melhor atriz, Lisa Kudrow, com a melhor apresenta��o c�mica, e Seth MacFarlane, como personalidade de filme e v�deo. A lista completa, que inclui sites de diversas categorias, pode ser conferida na p�gina oficial do evento -- a premia��o dos sites considera as melhores p�ginas do ponto de vista dos especialistas e tamb�m dos internautas.

A vit�ria de Trent Reznor, por exemplo, se deve ao fato de ele ter "usado o poder da internet para compartilhar a m�sica e suas paix�es de uma forma inovadora", diz o comunicado do pr�mio. A prova disso foi o lan�amento em 2008 do �lbum The Slip, disponibilizado gratuitamente na web.

J� a atriz Sarah Silverman tornou-se sensa��o na internet com o clipe "I m F**king Matt Damon", que fez sucesso no YouTube. Ela tamb�m ganhou aten��o no universo virtual com o v�deo pol�tico The Great Schlep, em que pede para as crian�as judias convencerem seus av�s na Fl�rida a votarem em Barack Obama.

A protagonista, coroteirista e coprodutora de "Web Therapy" Lisa Kudrow criou uma nova forma de usar a internet para produzir com�dia, segundo a academia. "Interpretando de forma brilhante uma terapeuta que trata seus pacientes em sess�es de tr�s minutos via webcam, Kudrow criou uma cole��o de minicom�dias que s�o obras de arte", afirmou o comunicado.

"Todos os vencedores desse ano abra�am a internet como um meio onde eles podem se arriscar, experimentar e compartilhar novas ideias. Sua vis�o e criatividade, assim como a de todos os nossos premiados, ajudaram a transformar a internet em uma experi�ncia mais rica, empolgante e vibrante", afirmou David-Michel Davies, diretor-executivo do �Oscar�.

Com 900% de crescimento, Twitter vence "Oscar" da internet
Servi�o de microblog foi considerado "principal acontecimento" de 2008.
Webby Awards tamb�m premia melhores artistas, personalidades e sites.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir