Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-05-2009

Indicadores mostram sinais fracos de recuperação da economia
Faturamento do setor industrial teve crescimento de 2,9% em março.
Indicadores mostram sinais fracos de recuperação da economia
Foto: http://acordabrasil.files.wordpress.com

Os indicadores industriais divulgados nesta quinta-feira (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que há sinais de recuperação da atividade econômica.

O faturamento do setor industrial cresceu 2,9% em março em comparação com o mês anterior, já descontadas as sazonalidades específicas do período, segundo a CNI. Esta é a segunda alta seguida no índice.

Também a capacidade instalada do setor industrial registrou o primeiro crescimento em março após cinco meses de queda (de 78,2% para 78,7%).

Mesmo com os resultados positivos, a CNI diz que ainda não é possível dizer que a economia do país está se recuperando totalmente. Um dos motivos é que o crescimento do faturamento das empresas e da capacidade instalada se deve à fraca base de comparação.

Outro motivo apontado pela CNI é que não houve crescimento no índice de horas trabalhadas e no de emprego, que recuaram 0,2% e 0,7% respectivamente. No casio dio emprego, esta é a quinta redução consecutiva e no de horas trabalhadas, a segunda.

"Estamos num momento de reversão. A economia parou de piorar drasticamente", afirmou o gerente executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Segundo Castelo Branco, o pior já passou. "Deixamos de piorar. Entramos num trimestre de transição." Para ele, índices positivos e negativos ainda vão coexistir pelos próximos meses. O gerente da CNI disse que índices predominantemente positivos só devem aparecer no segundo semestre, mostrando uma recuperação mais sustentanda da economia.


Trimestre no vermelho


Quando é feita a comparação de desenpenho do setor industrial entre o primeiro trimestre de 2009 com o último de 2008, porém, há queda nos principais indicadores médios.

Segundo o levantamento da CNI, o faturamento da indústria caiu 3,4% na comparação entre os dois trimestres. No mesmo período, o índice de horas trabalhadas caiu 5,6% e o nível de emprego, 2,6%.

A utilização da capacidade instalada também sofreu redução quando comparados os trimestres: a queda acumulada foi de 2,6 pontos percentuais.

Indicadores mostram sinais fracos de recuperação da economia, diz CNI
Faturamento do setor industrial teve crescimento de 2,9% em março.
Após cinco meses de queda, capacidade instalada também teve aumento.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir