Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-05-2009

Delúbio retira pedido para voltar ao PT
O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.
Delúbio retira pedido para voltar ao PT
Foto: Ed Ferreira/Ag. Estado

Eduardo Bresciani

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares retirou nesta sexta-feira (8) o pedido para retornar ao partido, feito em março deste ano. Ele compareceu à reunião do diretório nacional do PT nesta manhã, que discute, entre outros temas, a revisão de sua expulsão. Delúbio fez um discurso e surpreendeu os colegas ao retirar o pedido para retornar. O ex-tesoureiro é réu no Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão e foi absolvido de uma acusação na quinta-feira (7).

O discurso do ex-tesoureiro está publicado em seu blog. Delúbio reforçou sua identidade com o PT. "São 38 anos de luta, 30 no PT. Esse é o meu DNA".

Ele destacou sua história como fundador do partido. "Fundei esse partido. Tempo faz. Éramos alvo da descrença de uns, da zombaria de outros. Contamos nos dedos de uma das mãos os companheiros de então. Nos da outra, os votos conquistados num início que era só fé e pura teimosia. Muitos poderão dizer que valeu a pena. Mas muito poucos podem dizer como o companheiro expulso que vos fala: começaria tudo outra vez, se preciso fosse".

O ex-tesoureiro mencionou ainda o escândalo do mensalão. "Pago o quinhão que me foi destinado ao lado de José Dirceu e de outros poucos companheiros, cujas companhias enobrecem, mas não confortam, já que gostaria de estar sozinho, somente eu, apenas minha singularíssima pessoa de matuto goiano e petista renitente, enfrentando o pelotão de fuzilamento moral dos adversários que derrotamos, dos interesses que contrariamos, de certa parte da mídia e – desgraça das desgraças – de uns poucos petistas que erraram e erram, em avaliação rasa, imediatista, eleitoreira e desprovida de razão".

No discurso, ele sinaliza que sua identidade com o PT independe da filiação. "A ficha de filiação, em assim sendo, vale menos do que a convicção de que todo sofrimento é nada diante da grandeza do ideal".

Delúbio retira pedido para voltar ao PT
Reunião do diretório discutia possibilidade de retorno.
Ex-tesoureiro fez um discurso no encontro da cúpula do partido.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir