Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-05-2009

Itaipu faz acordos entre Lula e Lugo ficarem para julho
Ap�s encontrarem diverg�ncia nas quest�es envolvendo a hidrel�trica binacional de Itaipu...
Itaipu faz acordos entre Lula e Lugo ficarem para julho
Foto: http://ecodiario.eleconomista.es

Bras�lia, 8 mai (EFE).- Ap�s encontrarem diverg�ncia nas quest�es envolvendo a hidrel�trica binacional de Itaipu, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva e o chefe de Estado do Paraguai, Fernando Lugo, decidiram adiar a assinatura de v�rios acordos para julho.

Os dois l�deres, em coletiva de imprensa conjunta concedida na manh� de hoje em Bras�lia no �ltimo dia da visita oficial de Lugo ao Brasil, anunciaram a decis�o de se reunir em julho pr�ximo em Assun��o para prosseguir nas conversas e assinar tudo o que ficou pendente.

"N�o assinamos nenhum acordo, mas assumimos o compromisso de, em uma data pr�xima no Paraguai, nos reunirmos para assumir compromissos que permitam avan�os em todos os assuntos bilaterais", disse Lugo.

O presidente do Paraguai reconheceu que havia outros acordos que podiam ser assinados independentemente das negocia��es sobre Itaipu, mas que, de comum acordo, preferiram juntar tudo para poder assinar depois.

"Tivemos uma reuni�o produtiva, apesar de n�o termos assinado nenhum acordo pelo fato de termos os focos em que temos que avan�ar", assegurou Lula.

Apesar da falta de acordos, Lugo lembrou os resultados de sua visita oficial ao Brasil pelos avan�os alcan�ados, o ambiente de respeito e solidariedade nas conversas e o fato de que retorna a seu pa�s sem ter renunciado �s reivindica��es paraguaias sobre Itaipu.

"O Paraguai n�o abriu m�o de nenhuma de suas exig�ncias. Seguiremos conversando para chegar a acordos que permitam a recupera��o da dignidade de todos os paraguaios", assegurou Lugo, que teve como uma de suas bandeiras eleitorais a renegocia��o do Tratado de Itaipu.

O presidente do Paraguai disse que as conversas prosseguir�o na mesa de negocia��es criada por ambos os pa�ses no in�cio deste ano para abordar as diferen�as sobre a hidrel�trica.

De acordo com Lula, a reuni�o permitiu demonstrar que n�o existe tabu nas conversas entre os dois pa�ses e que, se Itaipu � um tema sens�vel para ambas as na��es, os governantes t�m que assumir a responsabilidade de discuti-lo.

"Estamos de acordo que a dire��o (da hidrel�trica) seja parit�ria e que � preciso concluir as obras necess�rias", disse Lula.

"Estou convencido de que poderemos avan�ar, sempre levando em conta que � um tema muito sens�vel", completou.

O presidente brasileiro disse que, al�m do que possa ser estipulado com rela��o a Itaipu, o Brasil est� disposto a ajudar o Paraguai em tudo o que possa para incentivar seu desenvolvimento.

"N�o queremos ser uma ilha de prosperidade em um continente cercado de pa�ses com dificuldades", disse Lula. EFE

Itaipu faz acordos entre Lula e Lugo ficarem para julho.

Ap�s encontrarem diverg�ncia nas quest�es envolvendo a hidrel�trica binacional de Itaipu...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir