Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-05-2009

Relator avisa que não vai sair e nega prejulgamento
Depois de dizer que “lixa” para a opinião pública, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) indicou que...
Relator avisa que não vai sair e nega prejulgamento
Foto: www.gazetadosul.com.br

Maria Rosilane

Depois de dizer que "lixa" para a opinião pública, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) indicou que também não dá importância para a pressão de outros parlamentares. Nessa sexta-feira à tarde, ao ser informado que seria destituído da relatoria do processo contra Edmar Moreira, Moraes disse que não sai. O parlamentar acusou os conselheiros e a imprensa de promoverem um "acordão" para isolá-lo e insistiu que não antecipou o parecer final ao dizer que não vê motivos para condenar Edmar Moreira.

"Não pedi para ser relator e não vou pedir para sair. Eu não saio. Vou fazer meu relatório. Quem quiser vote contra ou faça um relatório alternativo, como prevê o regulamento. Vão me substituir porque a imprensa queria uma versão e eu dei outra? Não vou aceitar. Querem fazer um grande acordão. A imprensa vai permitir isso? É uma vergonha", reagiu Sérgio Moraes, em entrevista por telefone à Agência Estado enquanto andava de um lado para outro na sala localizada no térreno do escritório de advocacia BVK, a qual aluga por R$ 2,5 mil mensais e funciona como seu escritório de representação no Centro de Santa Cruz do Sul.

O deputado atacou o corregedor da Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), que defendeu a troca do relator. "O tempo do coronel no Rio Grande do Sul terminou há muitos anos", reagiu. "Se minha conduta não está de acordo com o ACM Neto, troca-se o relator? É o fim." Segundo Moraes, os deputados do Conselho de Ética não queriam a relatoria do caso Edmar porque temiam ser criticados se concluíssem que o parlamentar processado não deveria perder o mandato. "Ninguém quis ser relator porque sabia que, se falasse a verdade, ia apanhar. Eu falei e estou apanhando", disse. Moraes também rejeita a interpretação de que fez um prejulgamento antes mesmo de iniciar a investigação no conselho. "Não antecipei meu voto para ninguém", garantiu. O relator não revelou que medidas pretende adotar para continuar à frente da relatoria. "O relator sou eu", encerrou.

VEJA

Moraes voltou a dizer nessa sexta-feira que Edmar Moreira construiu o castelo de R$ 25 milhões no interior de Minas há mais de 20 anos, quando não tinha sequer filiação política. E apresentou uma reportagem da revista Veja (abaixo), publicada há dez anos, sobre o castelo. "Mas a imprensa disse que ele roubou dinheiro da Câmara para fazer o castelo. É mentira", declarou o petebista, que diz não ter relações com o deputado mineiro. "Falei com ele uma vez na vida. E ainda quando discutíamos o direito de os guardas municipais andarem armados", relembrou. Moreira não está sendo processado no Conselho de Ética por ter omitido a propriedade do castelo em sua declaração de bens, mas por ter usado a verba indenizatória para contratar sua própria empresa de segurança.

Relator avisa que não vai sair e nega prejulgamento.

Depois de dizer que "lixa" para a opinião pública, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) indicou que...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir