Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-05-2009

Obama constata indícios positivos na economia dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que há indícios de que a economia de seu país volte a funcionar
Obama constata indícios positivos na economia dos EUA
Foto: MidiaCon

Washington, 9 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que há indícios de que a economia de seu país volte a funcionar, embora tenha alertado que levará tempo para sair de uma recessão que foi gerada durante anos.

"Esta semana vimos certos indícios de que as engrenagens do motor econômico dos Estados Unidos estão começando a funcionar", disse Obama em sua mensagem.

O presidente afirmou que o consumo e a venda de casas estão se estabilizando, as solicitações de auxílio-desemprego caem e a perda de empregos está começando a diminuir.

No entanto, enfatizou que os dados até agora "estão longe de ser satisfatórios" e lembrou que a taxa de desemprego está em seu ponto mais alto em 25 anos.

Sexta-feira o departamento de Trabalho informou que a percentagem de pessoas sem trabalho subiu para 8,9% em abril.

Esse mês 539 mil postos de trabalho desapareceram, menos que o esperado pelos analistas, que previam um número mais próximo dos 699 mil empregos a menos em março.

Para aliviar parte do dor sentida pelos americanos por causa da crise, em sua mensagem o presidente pediu ao Congresso para aprovar antes do dia 25 de maio a reforma das normas que regem os cartões de crédito.

Obama criticou "os repentinos aumentos nos juros, multas injustas e tarifas escondidas que passaram a ser comuns demais em nosso setor de cartões de crédito".

O presidente afirmou que os abusos se multiplicaram durante a recessão e pediu que o Legislativo aprove um projeto de lei que exija que as condições dos cartões estejam descritas em uma linguagem simples e fácil de se ver, em vez de em letra pequena.

Além disso, solicitou um sistema melhor de vigilância e de sanções contra as companhias que se aproveitam dos clientes. EFE

Obama constata indícios positivos na economia dos EUA

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir