Categoria Automóveis  Noticia Atualizada em 09-05-2009

Crédito volta ao mercado de veículos e inadimplência aumenta
Crédito volta ao varejo
Crédito volta ao mercado de veículos e inadimplência aumenta
Foto: TV Globo/Reprodução

Priscila Dal Poggetto

O volume de crédito disponível no mercado brasileiro em março foi de R$ 145,8 bilhões, aumento de 0,6% sobre fevereiro, com R$ 145 bilhões disponíveis. O dado divulgado nesta sexta-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) representa para o presidente da entidade da entidade, Jackson Schneider, a volta de bancos pequenos e médio ao crédito.

"As medidas do Banco Central garantiram a capitalização desses bancos", observa o representante das montadoras.

Segundo ele, a reação das melhorias de disponibilização do crédito é observada diretamente no aumento da participação de mercado dos automóveis com motorização 1.0, que foi de 51,9% em março para 52,9% em abril. "Essas vendas estão muito ligadas aos financiamentos", avalia.

Outro indicador é o aumento das compras a prazo, que representam, atualmente, 56% dos negócios, contra 44% das vendas à vista.

Inadimplência

Porém, a volta do crédito veio acompanhada do aumento da inadimplência, que subiu de 4,9% em fevereiro para 5,11% em março. Apesar do aumento, o índice continua abaixo da inadimplência geral de todos os bens, no patamar de 8,3%.

Para Jackson Schneider, o aumento da inadimplência para 5,11% se refere unicamente à modalidade Crédito Direto ao Consumidor (CDC), já que a inadimplência no leasing é "bem menor". "Vemos o aumento do financiamento via leasing, que hoje representa 40% dos negócios", analisa. Diante desse quadro, Schneider considera a dinâmica do mercado como "saudável".

Estoques

Com o movimento do mercado, as montadoras conseguiram controlar os estoques. No total, concessionárias e pátios de fábricas somam 200 mil veículos em estoques, o equivalente a 26 dias de vendas. A reserva maior está nas concessionárias, que passou de 14 dias em março para 20 dias em abril. Já as montadoras subiram as reservas de 4 dias em março para 6 dias. "O nível está dentro do normal", diz Schneider.

Crédito volta ao mercado de veículos e inadimplência aumenta
Anfavea aponta volta de bancos pequenos e médios ao crédito.
Inadimplência no CDC subiu de 4,9% para 5,11% em março.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir