Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2009

Gripe suína: grupo que viajou com infectado chega ao RJ
m voo da American Airlines vindo de Miami com 175 passageiros, sendo que nove estiveram em Cancún (México) no mesmo evento esportivo em que esteve o primeiro rapaz internado
Gripe suína: grupo que viajou com infectado chega ao RJ
Foto: Ultimo Segundo

Por Alberto Komatsu
Rio - Um voo da American Airlines vindo de Miami com 175 passageiros, sendo que nove estiveram em Cancún (México) no mesmo evento esportivo em que esteve o primeiro rapaz internado, no Rio, por ter contraído o novo vírus (H1N1), chegou hoje ao Rio.

"Nesse voo havia vínculo epidemiológico claro com o caso confirmado. Então é natural que a gente tome um pouco mais de cuidado com esse voo", afirmou o secretário municipal e Saúde do Rio, Hans Dohmann. De acordo com ele, o avião da American Airlines foi levado a uma área remota, onde os passageiros desembarcaram sob a vigilância de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De ônibus, foram encaminhados a uma sala de triagem onde receberam máscaras e responderam questionários.

Duas pessoas que desembarcaram hoje no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão) entraram em monitoramento por terem apresentado sintomas da gripe suína. Outros dois passageiros que estavam no mesmo avião também haviam apresentado alguns sintomas, mas após uma avaliação mais criteriosa foram liberados.

No Galeão, era grande a expectativa de parentes e amigos que estavam no voo da American Airlines. O avião estava previsto para chegar ao Rio às 8h45, mas só pousou às 11h55 depois de fazer um pouso de emergência e permanecer por volta de três horas em Manaus.

O motivo foi uma passageira que passou mal, a médica cardiologista Ana Cristina Amaral Mendes, que teve uma fibrilação atrial (também conhecida como arritmia cardíaca) durante o voo. A Anvisa em Manaus descartou qualquer relação com a gripe suína.

Familiares de Ana Cristina informaram que foi a terceira vez que ela teve a arritmia. Ana é médica do Iate Clube Jardim Guanabara e integrava o mesmo grupo do rapaz que foi o primeiro caso confirmado de gripe no Rio e que retornou antes.

O comodoro do clube, José de Moraes Correia Neto, afirmou que, ao todo, a delegação tem cerca de 100 pessoas. Os últimos 10 integrantes dessa delegação devem retornar amanhã de manhã.

Gripe suína: grupo que viajou com infectado chega ao RJ

Fonte: Abril
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir