Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 10-05-2009

Jenson Button conquista o GP da Espanha de F-1
Jenson Button conquista o GP da Espanha de F-1. Além de Button e Rubens, o pódio em Barcelona contou com Mark Webber (Red Bull) na terceira colocação - depois de uma corrida muito boa.
Jenson Button conquista o GP da Espanha de F-1
Foto: Divulgação

Jenson Button venceu um excelente Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. A quinta etapa da temporada, disputada neste domingo (10), teve uma bela briga entre os dois pilotos da BrawnGP. No final, o inglês levou vantagem sobre Rubens Barrichello - 2º na bandeirada final.

A corrida teve uma ótima atuação, também, do brasileiro Felipe Massa (Ferrari). Andou sempre num ritmo bom. Porém, a equipe errou de novo e quase que o brasileiro não completa a prova por falta de combustível. Cruzou a linha de chegada na 6ª posição.


Além de Button e Rubens, o pódio em Barcelona contou com Mark Webber (Red Bull) na terceira colocação - depois de uma corrida muito boa.

A etapa teve um início eletrizante com uma batida envolvendo quatro pilotos - Adrian Sutil (Force India), Sebastien Bourdais (Toro Rosso), Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Jarno Trulli (Toyota).

Barrichello e Massa haviam largado muito bem, com o piloto da BrawnGP chegando a liderança e o ferrarista assumindo o terceiro posto. Após a saída do safety car, Barrichello abriu uma grande vantagem para Button.

No entanto, o britânico mudou sua estratégia. Inicialmente os dois pilotos fariam três paradas, mas Button optou por parar somente duas vezes e com isso conseguiu superar o brasileiro e chegar a sua quarta vitória em cinco corridas no ano.

A vitória de Button comprovou uma tese. Desde 2001 o pole position na Espanha sagra-se vencedor da prova. Das 19 etapas espanholas disputadas em Barcelona, 15 foram vencidas pelo pole.

Ferrari - O time italiano cometeu um erro grosseiro. Massa, que lutava pelo quarto lugar com o alemão Sebastian Vettel, teve que tirar o pé, nas voltas finais em Montmeló, pois ficaria sem combustível para completar a corrida.

No fim acabou cedendo a posição para Vettel e ainda foi ultrapassado por Fernando Alonso que concluiu a etapa na quinta colocação. Apesar do erro do time, Massa chegou em sexto e marcou seus primeiros pontos na temporada 2009.

Nick Heidfeld (BMW) terminou a etapa na sétima colocação e voltou a pontuar para o time alemão. Outro que somou pontos novamente foi Nico Rosberg que concluiu a corrida na oitava colocação e fechou a zona de pontuação.

O atual campeão Lewis Hamilton (McLaren) não conseguiu um bom ritmo na Espanha e foi apenas o nono. Kimi Räikkönern (Ferrari) quebrou na volta número 18 e abandonou a etapa.

Já Nelsinho Piquet (Renault) fez uma etapa apagada e concluiu a prova na 12ª colocação, mesma posição de largada. Veja como ficou o resultado final do GP da Espanha:

1. Jenson Button - BrawnGP, 1h37:19.202
2. Rubens Barrichello - BrawnGP, + 13.056
3. Mark Webber - Red Bull, + 13.924
4. Sebastian Vettel - Red Bull, + 18.941
5. Fernando Alonso - Renault, + 43.166
6. Felipe Massa - Ferrari, + 50.827
7. Nick Heidfeld - BMW, + 52.312
8. Nico Rosberg - Williams, + 1:05.211
9. Lewis Hamilton - McLaren, + 1 volta
10. Timo Glock - Toyota, + 1 volta
11. Robert Kubica - BMW, + 1 volta
12. Nelsinho Piquet - Renault, + 1 volta
13. Kazuki Nakajima - Williams, + 1 volta
14. Giancarlo Fisichella - Force India, + 1 volta

Não completaram:

Kimi Räikkönen - Ferrari
Heikki Kövalainen - McLaren
Jarno Trulli - Toyota
Sebastien Buemi - Toro Rosso
Sebastien Bourdais - Toro Rosso
Adrian Sutil - Force India

Rubens Barrichello (BrawnGP) comentou a polêmica sobre a vitória de seu companheiro de equipe Jenson Button na etapa deste domingo, em Barcelona, na Espanha. Após o encerramento da etapa, o piloto não quis criar polêmica e falou pouco sobre a mudança de estratégia do britânico.

No entanto, após uma reunião depois do final da corrida, Barrichello falou com os jornalistas Felipe Motta, da Rádio Jovem Pan, e Tatiana Cunha, do jornal Folha de S. Paulo. Ele afirmou que disse ao diretor Ross Brawn que se a equipe tivesse feito algo para dar a vitória a Button, ele "penduraria suas chuteiras" naquele momento, pois "não precisava daquilo".

Ouça entrevista de Barrichello captada por Felipe Motta *

Brawn por sua vez alegou que o britânico venceu por coincidência, uma vez que o time trabalhou para que ele não perdesse tempo atrás de Nico Rosberg da Williams. Barrichello garantiu que saía da pista espanhola com a cabeça erguida.

O piloto contou que não ficou feliz com o resultado, pois tinha o melhor acerto do carro que acabou sendo copiado por Button e havia largado melhor do que o britânico. Barrichello contou que acreditava na vitória, uma vez que saiu da pole e ainda tinha mais combustível. Áudio: "Disse ao Brawn que penduraria as chuteiras", Barrichello
Jenson Button conquista o GP da Espanha de F-1
Jenson Button conquista o GP da Espanha de F-1. Além de Button e Rubens, o pódio em Barcelona contou com Mark Webber (Red Bull) na terceira colocação - depois de uma corrida muito boa.

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse no Portal Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto: Divulgação

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir