Categoria Religião  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Papa deixa bilhete no Muro das Lamentações pedindo a paz
Bento XVI diante do Muro das Lamentações
Papa deixa bilhete no Muro das Lamentações pedindo a paz
Foto: Reuters

Bento XVI viveu esta manhã um dos pontos altos de sua visita à Terra Santa ao dirigir-se ao Muro das Lamentações, à imagem do que aconteceu na viagem de João Paulo II em 2000.

O Papa leu um Salmo em Latim antes de colocar um bilhete nas fendas das rochas, como é tradição, e recolher-se em oração, em silêncio. O Rabino do Muro Ocidental, Samuel Rabinovich, também recitou um Salmo em hebraico.

Eis o conteúdo do bilhete depositado pelo Santo Padre:

"Deus de todos os tempos, na minha visita a Jerusalém, a "Cidade da Paz", morada espiritual para judeus, cristãos e muçulmanos, trago diante de Ti as alegrias, as esperanças e as aspirações, angústias, os sofrimentos e as dores de todo o Teu povo espalhado pelo mundo. Deus de Abraão, Isaac e Jacó, escuta o clamor dos aflitos, dos amedrontados, dos desesperados; manda a Tua paz sobre esta Terra Santa, sobre o Oriente Médio, sobre toda a família humana; desperta o coração de todos aqueles que chamam o Teu nome para que queiram caminhar humildemente no caminho da justiça e da piedade. "O Senhor é bom para quem nele confia, para aquele que o busca" (Lm 3, 25)".

O Muro é o único vestígio do antigo templo de Herodes, erigido pelo rei, o Grande no lugar do primitivo Templo de Jerusalém. Foi destruído por Tito no ano 70.

A Praça do Muro das Lamentações é visitada por milhões de judeus que oferecem orações e bilhetes contendo desejos profundos que são inseridos entre as fendas das pedras.

O Papa foi recebido no local pelo ministro israelita do turismo, Stas Meseznikov, que falou de Jerusalém como "centro espiritual de todas as nações da terra e capital eterna de Israel".

"A vossa visita tem um significado histórico para judeus e cristãos de todos os lugares", indicou o ministro.

Antes da visita ao Muro das Lamentações, sítio central para o mundo judaico, o Papa visitou a Cúpula da Rocha, na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, e realizou uma visita de cortesia ao Grão-Mufti.

Papa deixa bilhete no Muro das Lamentações pedindo a paz.

Bento XVI diante do Muro das Lamentações.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir