Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Suposto criminoso nazista chega à Alemanha para ser julgado
O suposto criminoso de guerra nazista John Demjanjuk chegou hoje ao aeroporto de Munique para ser julgado...
Suposto criminoso nazista chega à Alemanha para ser julgado
Foto: http://www.telegraph.co.uk

Berlim, 12 mai (EFE).- O suposto criminoso de guerra nazista John Demjanjuk chegou hoje ao aeroporto de Munique para ser julgado na Alemanha, após ser deportado dos Estados Unidos, onde se refugiou após a Segunda Guerra Mundial, informou um porta-voz do aeroporto.

Logo depois da aterrissagem, a Polícia alemã o deteve e o encaminhou à prisão de Stadelheim, onde será submetido a um exame médico para definir seu estado de saúde.

Demjanjuk, de origem ucraniana e que agora tem 89 anos, é acusado de cumplicidade no assassinato de pelo menos 29 mil prisioneiros judeus como guarda no campo de extermínio nazista de Sobibor, na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial.

O suposto criminoso de guerra evitou sua deportação à Alemanha até o último momento, e seus advogados utilizaram todas as artimanhas jurídicas possíveis para obstaculizar, atrasar e até impedir sua saída dos Estados Unidos.

Depois de a Suprema Corte em Washington desprezar na semana passada o último recurso, Demjanjuk foi detido ontem pelas autoridades de imigração para ser enviado a Munique.

O ucraniano nega qualquer colaboração com os nazistas, e alega que lutou nas fileiras soviéticas e foi capturado pelo Exército do Terceiro Reich, que lhe teve como prisioneiro até 1944.

Seus advogados tinham alegado que ele não podia ser deportado por causa de seu precário estado de saúde, já que sofre de problemas na coluna, tem crises renais e precisa de ajuda para caminhar.

Demjanjuk se encontra na mira dos tribunais há décadas. Em 1986, os Estados Unidos lhe extraditaram a Israel, onde em primeira instância foi condenado à morte por ser supostamente o guarda chamado "Ivan, o Terrível", do campo de concentração de Treblinka.

No entanto, a Suprema Corte israelense anulou a condenação em 1993, ao concluir que provavelmente ele não era "Ivan", que seria outro ucraniano.

Demjanjuk retornou então aos Estados Unidos, mas em 2005 um tribunal americano ordenou sua deportação, após concluir que foi um guarda nazista em outros campos de concentração.

No dia 14 de abril, agentes de imigração dos EUA lhe detiveram em sua casa, mas uma corte interrompeu o processo de repatriação em resposta à apelação do filho de Demjanjuk, que alegou que a deportação de seu pai constituiria "tortura", em razão de seus problemas de saúde. EFE

Suposto criminoso nazista chega à Alemanha para ser julgado.

O suposto criminoso de guerra nazista John Demjanjuk chegou hoje ao aeroporto de Munique para ser julgado...

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir