Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-05-2009

As alfinetadas do Presidente turco
Cavaco Suilva e o seu hom�logo turco, Abdullah Gul
As alfinetadas do Presidente turco
Foto: Margarida Mota

Margarida Mota

Por estes dias, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy s�o dos rostos mais odiados pelos europe�stas turcos. Por motivos eleitoralistas, denuncia a imprensa turca, fazendo alus�o �s elei��es de 7 de Junho para o Parlamento Europeu , "os l�deres da Alemanha e da Fran�a permanecem unidos contra a Turquia", noticia hoje o "Today s Zaman".

Na confer�ncia de imprensa que se seguiu ao encontro que manteve, esta manh�, com Cavaco Silva , o Presidente da Turquia, Abdullah Gul , comentou as objec��es franco-alem�s � plena ades�o turca � Uni�o: "A Turquia come�ou as negocia��es para a entrada na UE e os l�deres que assinaram esse acordo ainda est�o l�... A Turquia s� depende da decis�o jur�dica da Comiss�o e do Conselho. Os pol�ticos chegam, passam, falam e, �s vezes, por falta de vis�o dizem coisas diferentes, mas a Turquia n�o vai depender disso. Vamos continuar com as nossas reformas", referiu.

Por sua vez, Cavaco Silva salientou, mais uma vez, "o apoio inequ�voco" de Portugal � ades�o turca. E mostrou-se esperan�ado quanto a uma evolu��o positiva da quest�o: "Nos �ltimos dias, surgiram not�cias muito positivas. A pr�xima presid�ncia da Uni�o Europeia , a Su�cia, produziu uma declara��o de apoio inequ�voco � ades�o plena da Turquia. Por outro lado, o Senado checo aprovou o Tratado de Lisboa [dos 27 Estados membros, falta apenas a Irlanda ratificar]. E este tratado cria condi��es mais favor�veis para o alargamento da Uni�o", disse.

Na Turquia, n�o passa despercebido o facto de Cavaco Silva ser o sobrevivente dos l�deres europeus que, a 7 de Fevereiro de 1992, assinaram o Tratado de Maastricht - que instituiu a Uni�o Europeia. Em reconhecimento a essa estatura pol�tica, o Presidente discursar� esta tarde, e em portugu�s, na Grande Assembleia Nacional.

Nos �ltimos 20 anos, s� quatro chefes de Estado mereceram esta honraria - o �ltimo dos quais Barack Obama , no m�s passado.

As alfinetadas do Presidente turco
Abdullah Gul desvaloriza as objec��es da Fran�a e da Alemanha em rela��o � ades�o da Turquia � Uni�o Europeia. E ouviu de Cavaco Silva o "apoio inequ�voco" portugu�s.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir