Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-05-2009

BURAK O’JANDER
“O poder é um jogo social. Para aprender a dominá-lo você deve desenvolver a capacidade de estudar e compreender...
BURAK O’JANDER

Manoel Manhães [email protected]

"O poder é um jogo social. Para aprender a dominá-lo você deve desenvolver a capacidade de estudar e compreender as pessoas, reconhecer as motivações e ver através da nuvem de poeira com que as pessoas cercam suas ações" (Jonh Von Newman em Jogos de Guerra).

Quando parabenizo a oposição por sua organização (ainda um arremedo, mas organização) me vem logo à mente os tentáculos do ex-prefeito adentrando no SISPMM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marataízes), a oposição lá ganhou a eleição onde o seu maior cabo eleitoral foi o próprio Dr. Jander.

Pode parecer pouca coisa um prefeito ter interesse num sindicato, ainda fraco, como o SISPMM, mas o saudoso ACM (Antonio Carlos Magalhães) dizia: "-Não me importa se já sou governador, senador ou ministro, eu me envolvo em eleição de associação, diretoria de escola e até síndico de prédio".

Um episódio aparentemente sem maiores conseqüências, quando bem trabalhado, sempre serve de subterfúgio para ações maiores.

Sabia ele, ACM, que é na raiz (nas bases) que se fortalece o tronco e os ramos para que dêem sempre bons frutos.

Dr. Jander começou a perder a "parada" contra os grevistas (oposição) quando perdeu o SISPMM e na greve lhes passou a mão na cabeça.

Sem entrar no motivo da greve. Foi ilegal e prejudicial ao município. O prefeito não se impôs (Toninho 1 a 0, nesse ponto). Os grevistas farejaram fraqueza, hoje tiram "onda", foi assim no incidente com o Secretário Anquizes e com a vice-prefeita. As cobras acumularam veneno.

Agora o Sindicato está, –"coincidentemente"- quase em frente à nova sede da prefeitura, em imóvel pertencente ao meu amigo Luciano Sansão (ex-Secretário de Agricultura e depois de Trânsito na administração passada), aparenta não ser nada, um episódio aparentemente sem maiores conseqüências, mas é Toninho 2 a 0, quem viver, verão.


    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir