Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Sri Lanka: pelo menos 38 civis mortos em bombardeio a hospital
Supostos civis feridos se recuperam em hospital improvisado em �rea dominada pelos rebeldes t�meis, no norte do Sri Lanka
Sri Lanka: pelo menos 38 civis mortos em bombardeio a hospital
Foto: AFP

COLOMBO, Sri Lanka (AFP) � Pelo menos 38 civis morreram em um bombardeio em um ref�gio que era usado como hospital na zona de combates entre o Ex�rcito e os rebeldes t�meis no nordeste do Sri Lanka.

"Tr�s obuses ca�ram sobre o dispens�rio e 38 pessoas morreram", afirmou por telefone T.

Varatharajah, m�dico que trabalha na estrutura hospitalar dentro da min�scula faixa costeira onde est�o encurralados os rebeldes t�meis, assim como dezenas de milhares de civis.

Sem afirmar se o bombardeio foi executado pelo Ex�rcito ou pelos rebeldes, o m�dico afirmou ainda que 47 pessoas morreram na ter�a-feira em um ataque id�ntico.

Mais cedo, o Comit� Internacional da Cruz Vermelha em Colombo, capital cingalesa, informou que um funcion�rio da organiza��o havia morrido nos bombardeios na zona de guerra no nordeste do Sri Lanka, onde as For�as Armadas enfrentam os separatistas t�meis.

"Um de nossos funcion�rios e a m�e dele morreram esta tarde", afirmou Sarasi Wijeratne, porta-voz do CICV em Colombo.

A organiza��o, a �nica presente na min�scula faixa costeira ainda em poder dos Tigres de Liberta��o da P�tria T�mil (LTTE), onde vivem dezenas de milhares de civis t�meis, n�o precisou a proced�ncia do proj�til.

Os tigres t�meis acusaram nesta quarta-feira as For�as Armadas do Sri Lanka de terem bombardeado a zona, de apenas quatro quil�metros quadrados, com baterias de artilharia.

As autoridades de Colombo negaram a acusa��o e afirmaram que h� 10 dias orderam �s tropas que n�o utilizassem artilharia pesada na zona de conflito, com o objetivo de n�o provocar v�timas fatais.

Sri Lanka: pelo menos 38 civis mortos em bombardeio a hospital.

Supostos civis feridos se recuperam em hospital improvisado em �rea dominada pelos rebeldes t�meis, no norte do Sri Lanka.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir