Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Desenho da Pixar inaugura mostra do Festival de Cannes
Come�a hoje o Festival de Cannes, o maior evento de cinema do mundo. Fora de competi��o, a anima��o da Pixar
Desenho da Pixar inaugura mostra do Festival de Cannes
Foto: http://nirmalya.sulekha.com/

S�O PAULO - Come�a hoje o Festival de Cannes, o maior evento de cinema do mundo. Fora de competi��o, a anima��o da Pixar, Up, de Peter Docter, inicia a 62� edi��o do festival, que este ano ter� um car�ter de adeus.

No dia seguinte � atribui��o da Palma de Ouro no dia 25, o pal�cio do festival - o ?palais?, ou bunker, como � chamado, ser� fechado para reforma. Um novo 'palais' ser� apresentado em 2010.

Entre Un Proph�te (O Profeta), de Jacques Audiard, e Antichrist (O Anti-Cristo), de Lars Von Trier, Deus e o Diabo na Croisette, a sele��o do festival de 2009 � sob medida para dar dor de cabe�a � presidente do j�ri, a atriz Isabelle Huppert.

Duas vezes vencedora do pr�mio de melhor atriz neste festival - por Violette Nozi�re, de Claude Chabrol, e A Pianista, de Michael Haneke -, Isabelle ter� de avaliar o novo filme do segundo, que integra a sele��o oficial. Le Ruban Blanc, como todo filme de Haneke, chega a Cannes precedido de expectativa.

Alain Resnais participa da competi��o com Les Herbes Folles. H� 50 anos, nos prim�rdios da nouvelle vague, ele ganhou o pr�mio da cr�tica com um dos filmes-far�is do cinema moderno, Hiroshima, Meu Amor.

Desde ent�o, Veneza foi bem mais sens�vel � grandeza de Resnais. Ser� chegada agora a hora da justi�a ?cannoise? a um dos maiores do cinema? O problema � que Cannes tamb�m deve uma Palma de Ouro a Pedro Almod�var e Pedrito est� de volta � Croisette disposto a ganhar o pr�mio, que reclama h� anos, com Los Abrazos Rotos.

Quatro vencedores adorariam bisar suas Palmas - o citado Lars Von Trier e tamb�m Ken Loach, que volta � competi��o com Looking for Eric; Jane Campion, que concorre com Bright Star; e Quentin Tarantino, que chega em clima de j� ganhou com seu �pico de guerra estrelado por Brad Pitt, Inglorious Basterds.

O filipino Brillante Mendoza e o franco-argentino Gaspar No� podem fazer barulho com Kinatay e Enter the Void (De Repente, o Vazio). E o que dizer do italiano Marco Bellocchio (Vincere), dos coreanos Park Chan-wook (Bak-Jwi, Beba, Este � Meu Sangue) e Johnny To (Vengeance, Vingan�a) e dos chineses Ang Lee e Tsai Ming-liang, que concorrem com Taking Woodstock e Visage (Rosto)? V�rios pa�ses est�o conseguindo bisar e at� cravar tr�s concorrentes.

A vertente chinesa divide-se entre a China, propriamente dita, e tamb�m Hong Kong e Taiwan. A Fran�a, dona da casa, al�m de Resnais e Audiard, concorre com � l?Origine, de Xavier Giannoli.

A Espanha, al�m de Almod�var, traz tamb�m Isabel Coixet, uma habitu� de grandes festivais, com Map of the Sounds of Tokyo. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Desenho da Pixar inaugura mostra do Festival de Cannes

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir