Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Primeiro contaminado com gripe no Rio deixa hospital
Jovem de 21 anos est� recuperado e j� n�o pode transmitir a doen�a. Segundo paciente a ser internado deve ter alta nesta quinta-feira (14).
Primeiro contaminado com gripe no Rio deixa hospital
Foto: MidiaCon

O primeiro paciente a ser internado no Rio com a nova gripe teve alta do hospital universit�rio Clementino Fraga Filho, na Ilha do Governador, no sub�rbio do Rio, nesta quarta-feira (13). A assessoria do hospital n�o informou o hor�rio em que ele deixou local. Est� prevista uma coletiva com a chefe do departamento de infectologia Regina Moreira ainda nesta manh�.

Ela disse, na ter�a feira, que ele est� recuperado, e em excelente estado de sa�de. Ap�s dez dias de interna��o completados nesta quarta, o rapaz de 21 anos est� imune a doen�a, disse a m�dica.

O segundo paciente contaminado com a nova gripe, de 29 anos, tamb�m se encontra no local e pode ser liberado na quinta-feira (14), quando completa dez dias de aparecimento dos primeiros sintomas da doen�a. Ele est� se recuperando e j� n�o tem mais febre h� mais de tr�s dias.

Sua m�e, de 52 anos, foi a terceira pessoa a dar entrada no hospital universit�rio com a nova gripe, no dia nove de maio. Sem febre h� quatro dias, ela tamb�m se recupera.

Entrevista

Um dia antes de receber alta, o jovem de 21 anos disse, em entrevista por telefone, ao RJTV que essa n�o foi a gripe mais forte que teve. O Rio tem novos quatro suspeitos de infec��o pelo v�rus H1N1.

Visite site do RJTV

Ao responder se essa foi a gripe mais forte que teve, o paciente disse:
"Eu fiquei at� um pouco assustado quando me deram a not�cia, pois n�o senti nenhum sintoma muito forte. Minha febre foi de no m�ximo 38� C. N�o tive mal-estar nem dor de cabe�a", afirmou.

Ele informou que, como tinha chegado de Cancun, no M�xico, e pegou muito sol, achou que estava com insola��o.

"Eu cheguei e senti o corpo quente, mas eu n�o estava com sintoma nenhum. No domingo (3) encontrei meus amigos, e na segunda-feira (4) j� acordei com tosse e nariz entupido", contou.

O jovem afirma que esteve numa cl�nica particular, mas que foi liberado.

"Fiquei com isso na cabe�a e resolvi procurar o Hospital do Fund�o que estava mais especializado nessa gripe", explicou.
Nova suspeita

O hospital informou ainda que recebeu na ter�a-feira (12) mais um paciente com suspeita da nova gripe. O paciente tem 27 anos e estava nos Estados Unidos. Ele chegou ao Brasil no dia 3 de maio.

De acordo com a institui��o de sa�de, o paciente passa bem e aguarda o resultado do exame laboratorial. Segundo o Hospital do Fund�o, o paciente est� isolado em um quarto.

O Minist�rio da Sa�de informou que s� vai confirmar a nova suspeita na quarta-feira (13). Se confirmado, o caso seria o quinto suspeito no Rio.
Ministro confirma 34 casos suspeitos da doen�a

O ministro da Sa�de, Jos� Gomes Tempor�o, informou na ter�a-feira (12) que o n�mero de casos suspeitos da nova gripe no pa�s subiu para 34 em 22 estados. At� a tarde de segunda, eram 22 os pacientes que tinham a suspeita de estar com a doen�a. Segundo a assessoria de imprensa do minist�rio, os dados devem ser atualizados � tarde.

Tempor�o tamb�m destacou que a quantidade de casos confirmados continua em oito. H� ainda 29 casos em monitoramento e 166 descartados por exames laboratoriais, em um total de 237 an�lises realizadas at� o momento.

Ao todo, s�o tr�s pacientes infectados pelo v�rus no Rio de Janeiro - sendo dois transmitidos dentro do Brasil -, dois em S�o Paulo, um em Santa Catarina, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul.

Primeiro contaminado com gripe no Rio deixa hospital

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir