Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Paciente de gripe suína no RJ tem alta; há 37 casos suspeitos
A maioria dos casos suspeitos está no Estado de São Paulo; totla de casos confirmados continua em oito
Paciente de gripe suína no RJ tem alta; há 37 casos suspeitos
Foto: www.estadao.com.br

RIO - A assessoria de comunicação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão (zona norte do Rio), confirmou que o primeiro paciente internado na unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com diagnóstico de Influenza A, a gripe suína, teve alta nesta manhã. O rapaz de 21 anos não quis falar com a imprensa ao ser liberado e deixou a unidade por um acesso nos fundos do hospital.

O jovem, que havia chegado de Cancún, no México, disse na terça-feira, 12, em entrevista à TV Globo, que ficara um pouco assustado ao receber a notícia de que estava com a doença, mas que foi uma gripe "relativamente fraca", em comparação com outras que já teve.

Um amigo do jovem e a mãe desse amigo, também confirmados como portadores do vírus da Influenza A(H1N1) continuam em tratamento, apesar de estarem sem febre e em bom estado de saúde. Um outro paciente, de 27 anos, que chegou dos Estados Unidos no dia 3, foi internado ontem à tarde com suspeita de estar com a gripe.

No início da tarde, o Ministério da Saúde divulgou nota informando que acompanha 37 casos suspeitos da doença no País. As amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise laboratorial. Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (14), Minas Gerais (7), Distrito Federal (4), Pernambuco (3), Rio de Janeiro (3), Alagoas (2), Ceará (1), Pará (1), Rio Grande do Sul (1) e Rondônia (1). Além disso, 39 casos estão em monitoramento, em 12 Estados; e 188 foram descartados.

Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 desta quarta-feira. Todos os casos identificados após esse horário serão contabilizados pelo ministério no boletim de quinta-feira.

Até o momento, foram confirmados oito casos da doença, nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).

Paciente de gripe suína no RJ tem alta; há 37 casos suspeitos
A maioria dos casos suspeitos está no Estado de São Paulo; totla de casos confirmados continua em oito

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir