Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Cannes começa com animação da Disney-Pixar
Os personagens Fredicksen (E) e Russel (D) numa "cena" no filme "Up", da Disney-Pixar
Cannes começa com animação da Disney-Pixar
Foto: AFP

CANNES , França (AFP) — Afetuoso, leve e divertido, o filme "Up - Altas Aventuras" dos estúdios Disney-Pixar abriu nesta quarta-feira o Festival de Cannes com um sopro de otimismo, sendo recebido com muitos aplausos na primeira exibição à imprensa.

Os jornalistas que lotaram a sala, com óculos especiais para a projeção 3D, entraram no espírito do longa-metragem e foram registradas muitas risadas e algumas lágrimas durante a exibição, ainda mais porque o filme é repleto de citações e homenagens cinematográficas.

Antes mesmo do início de "Up", a brincadeira teve início, já que o diretor geral do festival, Thierry Frémaux, pediu a todos que colocassem os óculos para uma fotografia.

Primeiro filme de animação a ter a honra de abrir Cannes, "Up" é a história de Carl, um velho vendedor de balões que, viúvo e a ponto de perder a casa para a especulação imobiliária, decide realizar a aventura que ele e a esposa sonharam por toda a vida.

Para isso, ele prende milhares de balões na casa e parte com ela com destino à América do Sul. Sem perceber, ele leva junto um convidado inesperado, um escoteiro empenhado em ajudar um idoso para conseguir a insígnia de explorador experiente.

Em um balão tão atípico, os dois chegam às cataratas do Paraíso, lugar imaginário inspirado em áreas reais da Venezuela, como a queda de Angel e a região de Tepuis.

No local eles vivem grandes aventuras, mas o velho Carl aprende com elas que a aventura mais extraordinária ele já viveu com a esposa, uma história de amor que a primeira parte do filme mostra de maneira rápida e magistral.

"Estar no Festival de Cannes é uma das coisas mais maravilhosas de minha carreira", declarou John Lasseter, diretor de criação da Disney e da Pixar já premiado com o Oscar, na entrevista coletiva ao lado dos diretores do filme, Pete Docter e Bob Peterson.

"O desenho animado é uma forma de arte que permite fazer filmes para a eternidade", completou.

"Up" é dirigido por Pete Docter, responsável por "Monstros S.A." e roteirista de "Toy Story" e "Toy Story 2", e por Bob Peterson, um dos roteiristas de "Procurando Nemo".

O filme, que tem sua estreia mundial em Cannes, é o primeiro longa-metragem de animação que recebe a honra de abrir Cannes, mas não o primeiro a ser selecionado para o Festival.

Filmes de animação já foram selecionados para a mostra competitiva de Cannes e concorreram à Palma de Ouro, como "Dumbo" e "Shrek" ou os mais recentes "Persépolis" e "Valsa com Bashir".

Cannes começa com animação da Disney-Pixar.

Os personagens Fredicksen (E) e Russel (D) numa "cena" no filme "Up", da Disney-Pixar.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir