Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 13-05-2009

"Primeiro milagre de São Marcos" completa dez anos
Goleiro Marcos comemora 10 anos de sua primeira vitória em uma disputa de pênaltis na Libertadores

Foto: Otávio de Souza/Futura Press

RICARDO FONTANESI

Herói da classificação do Palmeiras para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América deste ano, o goleiro Marcos, que pegou três pênaltis no duelo contra o Sport, na quarta-feira, voltou a ser chamado de "São Marcos", curiosamente, no dia em que o apelido completou 10 anos. E foi justamente em uma disputa por pênaltis, em uma Libertadores, que o camisa 12 começou a escrever seu nome na história da equipe alviverde.

No dia 12 de maio de 1999, Palmeiras e Corinthians buscavam uma vaga para a semifinal da Libertadores. No gol do time de Palestra Itália, um jovem Marcos, 25 anos. Apesar de ter se destacado no tempo normal, o goleiro não conseguiu evitar a derrota por 2 a 0, com gols de Edílson, aos 31min de jogo, e Ricardinho, aos 9min do segundo tempo.

Como havia vencido o duelo de ida por 2 a 0 (gol de Oséas e Rogério), a derrota pelo mesmo placar levou a decisão para os pênaltis. E a estrela de Marcos, que já havia brilhado no primeiro duelo entre os rivais, brilhou forte. E, assim, nascia o primeiro "milagre" do santo palmeirense.

O time treinado na época por Luiz Felipe Scolari converteu suas quatro cobranças (Arce, Evair, Rogério e Zinho). Pelo lado corintiano, Rincón e Silvinho acertaram. No entanto, Dinei mandou a bola no travessão, enquanto o volante Vampeta parou nas mãos de Marcos. Nascia, então, o gesto de agradecer cada defesa com os dedos apontados para o céu e, também, o apelido que acompanha o goleiro pelo resto de sua carreira.

Mais uma coincidência com a vitória diante do Sport. A defesa de Marcos no chute de Vampeta foi feita no seu canto direito, assim como a que ele fez no chute de Dutra, do Sport, nesta quarta, dez anos depois.

O Palmeiras foi campeão da Libertadores de 1999 muito pelos "milagres" de Marcos. Na decisão, diante do Deportivo Cali, da Colômbia, o camisa 12 não pegou pênaltis, mas viu sua estrela ajudar na vitória por 4 a 3 (Bedoya chutou na trave e Zapata, para fora).

De lá para cá, Marcos jogou nove disputas por pênaltis e a marca do goleiro impressiona. Foram sete vitórias - contra Corinthians (em 1999 e 2000), Deportivo Cali (1999), Peñarol (2000), São Caetano (2001), Cruzeiro (2001) e Sport (2009) - e duas derrotas, ambas para o Boca Juniors (2000 e 2001).

Nesta quarta, na chegada em São Paulo, momentos após brilhar na Ilha do Retiro ao defender três pênaltis do Sport, Marcos foi lembrado da coincidência histórica: dez anos atrás nascia o mito "São" Marcos.

"Na verdade, eu nem lembrava da data. Goleiro é aquela coisa, leva um frango e aí fica lembrando", disse Marcos, esbanjando bom humor.

Com Marcos iluminado, o Palmeiras segue sua caminhada na Libertadores 2009. O próximo desafio será o Nacional, do Uruguai, em data ainda a ser confirmada pela Conmebol.

"Primeiro milagre de São Marcos" completa dez anos.

Goleiro Marcos comemora 10 anos de sua primeira vitória em uma disputa de pênaltis na Libertadores.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir