Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Nadal e Djokovic pedem mudanças no ranking da ATP
Rafael Nadal venceu em sua estreia em Madri
Nadal e Djokovic pedem mudanças no ranking da ATP
Foto: http://globoesporte.globo.com

O número um do mundo, o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic, quarto no ranking da ATP, pediram mudanças na forma de classificação da Associação. Na lista divulgada segunda-feira, Djokovic perdeu o terceiro lugar para o escocês Andy Murray mesmo vindo de três finais seguidas de Masters - Miami, Monte Carlo e Roma - e do título do torneio de Belgrado, sua terra natal.

Murray aparece com 8.990 pontos, enquanto Djokovic tem 8.920. Para o sérvio, o sistema de classificação atual é "cruel".

- Devido ao sistema, há jogadores que caem nessa zona de pressão. Acho que não é o melhor sistema possível. Se você defende um título a cada ano, não consegue nada. Federer e Nadal, por exemplo, ganham torneios e não somam nenhum ponto. Ter caído uma posição é mais um incentivo para mim. Fico mais motivado para tentar voltar a ser terceiro ou ficar mais acima - disse Djokovic em entrevista no Masters de Madri.

Por sua vez, Nadal sugeriu que o Ranking da ATP fosse válido por dois anos.

- Não pretendo polemizar nem nada. Mas estou há algum tempo dizendo que seria menos sufocante para mim ter um ranking de dois anos e não de cada temporada, como ocorre até agora. Principalmente se você se machuca. Outra vantagem seria poder escolher quando jogar. Agora há a obrigação de disputar todos os torneios para não perder pontos, como é o caso dos primeiros colocados. Um ranking de dois anos seria muito mais favorável e aumentaria a carreira dos tenistas - explicou o número um do mundo diretamente da capital espanhola.

Nadal e Djokovic pedem mudanças no ranking da ATP
Para sérvio, sistema de classificação atual é ‘cruel’. Espanhol sugere que ranking seja válido por dois anos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir