Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-05-2009

ÉTICA E VALORES
Falar de ética, hoje em dia, é como buscar palavras complicadas no dicionário e as opiniões são...
ÉTICA E VALORES

Falar de ética, hoje em dia, é como buscar palavras complicadas no dicionário e as opiniões são as mais diversas. Com os grandes exemplos vindos dos políticos, as pessoas acabam confundindo valores com metas e métricas.

Recentemente, em um Treinamento In Company que realizamos, dentro de uma dinâmica de Grupo, alguns participantes "fraudaram" o resultado para obter mais pontos. Isso nos fez interromper o Curso e trabalhar boas horas sobre ética. Ouvimos os argumentos deles e mostramos os dois lados da moeda. Eles entendiam como algo simples, banal e habitual essas práticas de favorecimento. Mas é o reflexo de todas as informações que invadem os lares todos os dias e de como os valores estão cada vez mais esquecidos.

Diversos profissionais utilizam de artimanhas para conquistar o sucesso. Algumas são velhas conhecidas: criar um boato para desvalorizar um concorrente. Parece piada, mas existem pessoas que gastam boa parte do dia criando estratégias de como prejudicar os adversários e se esquecem de trabalhar para manter seus Clientes.

Alguns indivíduos buscam participar de Clubes de Serviço, Igrejas, Associações, Sindicatos, etc... com o único objetivo de "levar vantagem" em alguma coisa. Seu argumento é sempre o "eu faço mas tem um custo, que não é meu, e preciso da participação de todos"... Ou ainda só buscam ajuda para algo pessoal como um emprego para alguém da família ou para fechar um negócio.

Existem aqueles que somem de vez em quando e voltam com outro grande investimento capaz de revolucionar sua vida. Mas a contrapartida é imediata: você deve contribuir ou comprar logo o produto ou serviço por que a oportunidade é única, rara e exclusiva para você e mais cem mil pessoas.

É fácil ver alguns "profissionais" que utilizam todos os momentos para se vender, trocando cartões e folders com todo mundo e fazendo de qualquer simples encontro social um verdadeiro mercado popular, onde se vende tudo para todos.

Competência, para alguns é coisa do passado: a moderna estratégia de conquistar mercado é sempre levar a tiracolo as mais belas mulheres que, sempre falam pouco mas vendem inúmeros benefícios ao cliente que sempre fica hipnotizado pelas beldades que estão ali vendendo algo muito bom, mas às vezes sem necessidade alguma, compra, compra e compra.

Quando se fala de relações comerciais com a iniciativa pública, a estratégia é bem mais complexa: enquanto determinada prefeitura ou câmara é cliente de algumas empresas, seus administradores são os melhores. Quando, por algum motivo o contrato é encerrado, toda a sorte de opiniões são emitidas ao município e seus políticos.

Alguns empresários colocam como missão e valores da empresa a sonegação, a mentira e o desrespeito com os clientes, onde estes só representam o resultado no faturamento do mês. Responsabilidade social e ambiental, só para cumprir o que a lei manda, mesmo assim quando intimado pelo Ministério Público.

É hora de reavaliarmos nossas empresas e nosso papel profissional junto da sociedade. Valores e ética devem ser resgatados em toda a sua essência e aplicados em overdoses com o principal objetivo de transformar positivamente o mundo em que vivemos. Basta trocar de lugar com o outro e assim teremos a real noção de todas as situações em que nos encontramos e a solução para qualquer conflito que possa surgir.


Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir